Centenário de Poty Lazzarotto será tema de programa no MON | aRede
PUBLICIDADE

Centenário de Poty Lazzarotto será tema de programa no MON

Os encontros acontecerão nos dias 2 e 9 de julho, das 14h às 17h

Centenário de Poty Lazzarotto será tema da edição de julho do Arte para Maiores no MON.
Centenário de Poty Lazzarotto será tema da edição de julho do Arte para Maiores no MON. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em julho, o programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, trará como tema a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, em cartaz na Sala 6. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

Os encontros acontecerão nos dias 2 e 9 de julho, das 14h às 17h. A programação inclui visita mediada na exposição seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, no subsolo do MON. Será uma oportunidade para os participantes ampliarem suas percepções e explorarem a mostra, que apresenta estudos, desenhos e gravuras realizadas durante o percurso artístico do curitibano Poty Lazzarotto.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição é necessária e pode ser feita AQUI.

EXPOSIÇÃO – “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” celebra o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998), que começou sua trajetória como desenhista e tornou-se um mestre na gravura. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Nunes, reúne cerca de 500 obras, organizadas em torno de nove núcleos temáticos que revelam as diversas facetas de Poty: o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista.

As obras, doadas ao Museu Oscar Niemeyer pelo irmão de Poty, João Geraldo Lazzarotto, incluem desenhos, xilogravuras, litogravuras, gravuras em metal, entalhes em madeira e murais. A mostra destaca a importância das criações do artista no cenário paranaense e sua dimensão universal.

ARTE PARA MAIORES – O tradicional programa tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE