Eventos sobre gênero marcam agenda do MUPA no Mês da Mulher | aRede
PUBLICIDADE

Eventos sobre gênero marcam agenda do MUPA no Mês da Mulher

O Museu Paranaense (MUPA) promoverá duas ações públicas e gratuitas que visam refletir com a comunidade sobre questões de gênero e representação

O MUPA promoverá ações para marcar o Dia Internacional da Mulher.
O MUPA promoverá ações para marcar o Dia Internacional da Mulher. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês de março é reconhecido internacionalmente como o Mês da Mulher em função do Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU no dia 8. Para marcar essa importante data, o Museu Paranaense (MUPA) promoverá duas ações públicas e gratuitas que visam refletir com a comunidade sobre questões de gênero e representação, partindo do acervo histórico e das exposições em cartaz.

O MUPA é considerado o terceiro museu mais antigo do Brasil e ao longo da história recente tem realizado uma revisão crítica e constante de sua própria trajetória. Os núcleos de pesquisa do museu - Arqueologia, Antropologia e História - e o campo das artes estão desenvolvendo diferentes leituras e ativações sobre os acervos.

Confira abaixo a agenda completa:

VISITA MEDIADA - 05/03 (terça-feira)

Circuito “Reconhecer-se mulher: memórias e histórias de autorrepresentação”

Pensada para a programação especial do Mês da Mulher, a visita tem como enfoque obras de artistas mulheres no espaço expositivo e aborda questões de autorrepresentação de mulheres de comunidades tradicionais, indígenas e migrantes. Além disso, o circuito propõe uma revisão crítica da própria história do Museu Paranaense, a partir de discussões de gênero.

Passa pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas”, “Objeto Sujeito”, “Nosso Estado: Vento em Movimento”.

Horário: 14h30 - 16h

Entrada gratuita. Não necessita de inscrição prévia.

MESA DE CONVERSA - 30/03 (sábado)

“Afroempreendedorismo feminino”, com Suelen Matos

Nesta mesa, serão propostas discussões e reflexões acerca do afroempreendedorismo - entendido, aqui, enquanto uma etnografia das relações entre economia feminina e resistência negra em Curitiba.

Suelen Matos é designer de moda pela Universidade Positivo, especialista em cultura afro-brasileira pela Universidade do Norte do Paraná e mestra e doutoranda em antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Suas áreas de pesquisa envolvem o feminismo negro e presença de mulheres negras no mercado de trabalho e na economia colaborativa. Atualmente, está focada em estudar o afroempreendedorismo feminino em Curitiba, considerando especialmente o cenário pós-pandemia.

Horário: 15h - 17h

Entrada gratuita. Não necessita de inscrição prévia.

ALÉM DO MUPA – As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividades que contribuem na reflexão sobre os direitos e os papéis da mulher na sociedade, além de destacar a atuação criativa e artística de mulheres na cena cultural. As ações são gratuitas e incluem oficinas, visitas mediadas, exposições e mesa de conversa. A programação envolve os museus Oscar Niemeyer, de Imagem e do Som, Arte Contemporânea, Alfredo Andersen e o tradicional MUPA, além da Biblioteca Pública.

Serviço:

Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Horário de visitação: terça a domingo, das 10h às 17h30

Entrada gratuita.

Com informações: Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE