Mês da Mulher: espaços culturais apresentam programação especial | aRede
PUBLICIDADE

Mês da Mulher: espaços culturais apresentam programação especial

As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividades

As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividadeS.
As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividadeS. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As instituições culturais da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promovem ao longo de todo o mês de março uma série de atividades que contribuem na reflexão sobre os direitos e os papeis da mulher na sociedade, além de destacar a atuação criativa e artística de mulheres na cena cultural. As ações são gratuitas e incluem oficinas, visitas mediadas, exposições e mesa de conversa.

A programação envolve os museus Oscar Niemeyer, de Imagem e do Som, Arte Contemporânea, Alfredo Andersen e o tradicional MUPA, além da Biblioteca Pública.

Confira a programação:

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará oficinas artísticas e mediações gratuitas com foco na temática mulheres. As atividades começam no dia 6 com o "Laboratório de Experiências: Monotipia" inspirado na artista Mira Schendel, indicado para maiores de 3 anos. No dia 16, a "Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias" será conduzida pela artista Tatiana Stropp, voltada para maiores de 7 anos.

No dia 20 de março, haverá a oficina "Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos", destinada a maiores de cinco anos. Joana Vasconcelos tem uma trajetória profissional de aproximadamente 30 anos que abarca uma enorme variedade de técnicas. Reconhecida pelas suas esculturas monumentais e instalações imersivas, descontextualiza objetos do cotidiano e atualiza o conceito de artes e ofícios para o século XXI, estabelecendo um diálogo entre a esfera privada e o espaço público, a herança popular e a alta cultura.

Além disso, o programa "Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres" proporcionará mediação gratuita nos dias 13 e 27, às 15h, permitindo que o público explore obras de artistas mulheres acompanhadas por educadores do MON.

MAC-PR – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná irá difundir ao público duas pesquisas acadêmicas sobre mulheres no acervo do MAC-PR. A proposta é dar visibilidade a artigos de pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que estudaram o acervo do museu através do recorte da presença de mulheres artistas e poderá ser conferida a partir do dia 08 de março nas redes sociais e no site do museu.

Orientadas pela professora Stephanie Dahn Batista, os trabalhos de iniciação científica e monografia de graduação de Thais Wroblewski e Naiara Akel de Pauli identificaram as obras de artistas mulheres no acervo do MAC-PR, estudando as atividades de mulheres como agentes culturais no âmbito da arte contemporânea do Paraná.

MIS-PR – Neste mês, o Museu de Imagem e Som do Paraná (MIS-PR) ganhará em seu espaço uma intervenção urbana de Bruna Alcântara, artista reconhecida por importantes trabalhos em lambe-lambe – técnica de intervenção artística feita com papel e cola – criada a partir do acervo do museu. A abertura do projeto será no dia 30 de março.

A intervenção artística será aplicada nos tapumes divisórios da nova área de terreno adquirida pelo MIS. A conclusão do trabalho será apresentada por meio de uma exposição de 46 fotos na área interna do museu.

Outra agenda do MIS-PR no mês de março é a prorrogação da exposição “Lina Faria - Passando a limpo”, após grande procura do público. Realizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e exibida no MAC Paraná - Sede Adalice Araújo, a mostra permanecerá em cartaz até 15 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Rua Ébano Pereira, 240 - Centro, Curitiba.

MUPA – O Museu Paranaense também terá atividades relacionadas ao Mês da Mulher. Na terça-feira (05), das 14h30 às 16h, acontece visita mediada com o circuito “Reconhecer-se mulher: memórias de auto-representação”. A mediação da equipe educativa do Museu irá passar pelas exposições “Mejtere: histórias recontadas”, “Objeto Sujeito” e “Nosso Estado: Vento em Movimento”. O circuito é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

O enfoque dessa visita é focar em obras de artistas mulheres do museu e abordar questões de auto-representação de mulheres de comunidades tradicionais, indígenas e migrantes. Somado a isso, o circuito propõe uma revisão crítica da própria história do Museu Paranaense, a partir de discussões de gênero.

Além da visita mediada, o MUPA promove a mesa de conversa “Afroempreendedorismo feminino”, com Suelen Matos. Nesta mesa, serão propostas discussões e reflexões acerca do afroempreendedorismo, marcando as relações entre economia feminina e resistência negra em Curitiba. O evento acontece no dia 30, entre 15h e 17h, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição.

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma sessão de autógrafos com Ana Suy e Liana Ferraz, seguida por bate-papo entre as duas. Nessa conversa, serão abordados temas relacionados à Literatura e Psicanálise. O evento faz parte do “Março das Amoras”, que marca o mês internacional da mulher. A atividade está programada para o dia 12 no Hall térreo da biblioteca, com sessão de autógrafos às 17h30 e bate-papo às 18h30. O número de assentos é limitado.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN – No Museu Alfredo Andersen a professora e artista Uiara Bartira convida as artistas Adriana Vintem, Angela Muggiati, Daniela Veronesi, Francinete Alberton, Loirí Vechio, Marli Thomaz, Nelma Takeuti, Silvia Serbena, Veralu, e o professor Pedro Goria para a conversa "Movimento no Espaço/Tempo". O bate-papo irá abordar as questões duais da atualidade desde o movimento Feminista no séc. XX, além do feminino e o masculino que há em todos nós. Dia 14, das 15h às 17h30.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE