Peças tomam conta do Ópera e Parque Ambiental | aRede
PUBLICIDADE

Peças tomam conta do Ópera e Parque Ambiental

Confira a programação deste domingo e também de segunda-feira do 45ª Fenata

Imagem ilustrativa da imagem Peças tomam conta do Ópera e Parque Ambiental
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comédias e dramas levam risos e fortes emoções ao público, neste final de semana do 45º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Até a próxima quinta-feira (16), o festival vai realizar mais de 200 apresentações em casas de espetáculo e espaços culturais alternativos em Ponta Grossa e Região, nas mostras competitiva (adulto e infantil/animação) e não competitiva (teatro de rua, Mostra Telmo Varia, Mostra Campos Gerais e Mostra Especial).

Teatro Adulto

Neste domingo (12), às 20 horas, no Ópera, entra em cartaz o espetáculo ‘Maurice’, do grupo Cia. de Teatro, de Goiânia (GO). A autora Adreane Lima assina também o roteiro da peça, dirigida por Altair de Souza. O espetáculo reserva ao herói da trama um final feliz romântico. Contrariando todas as normas vigentes, Maurice decide abrir mão de sua posição social para viver uma paixão proibida por um jovem de classe social inferior.

Para segunda-feira, às 20h, no Ópera, a mostra para adultos traz o espetáculo ‘Agreste’, do grupo Cia. Pé no Palco, de Curitiba (PR). Newton Moreno é o autor da peça, que tem roteiro e direção de Fátima Ortiz. A montagem é baseada em fatos reais e fala da relação ao desconhecimento do corpo e da própria sexualidade. Aborda a vida de um casal de lavradores que se apaixona e foge para viver este amor.

Teatro de Rua

‘Romeu e Julieta’ ocupa o espaço do Parque Ambiental (praça do Fogo), neste domingo (12), às 16 horas. O espetáculo do grupo Cia. Telagadá – Teatro de forma animada, de Itapira (SP) tem direção de Valner Cintra. Em meio ao lixo descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter a situação e recontar, ao seu modo, o clássico ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare, cujo fim trágico é amplamente conhecido. Porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grata surpresa.

O Calçado do Parque Ambiental recebe a peça ‘Antígona’, na segunda-feira (13), às 10h. O grupo Cia. Fábrica São Paulo, de Peruíbe (SP) traz para a praça a luta solitária de Antígona, que resistindo às vozes que lhe são impostas, se mostra forte o suficiente para causar a derrocada do poder em Tebas. Um espetáculo que olha para os olhos de quem está à sua frente, mas fala e direciona o que é dito aos que estão além, para quem está passando e parou para ver o que está acontecendo. O roteiro é de Calixto de Inhamuns e a direção de Mário Sant’Ana.

Telmo Faria

Neste domingo (12), às 22h30, o auditório B do Ópera recebe a peça ‘Terrível Incrível Aventura – Um musical fabulesco marítimo’, encenado pela Companhia de Bifeseco, de Curitiba (PR). Dimis Jean Sores é autor, roteirista e diretor do espetáculo que conta a saga de Capitão Shaw, um velho cozinheiro de navio e sua disputa com Anton, o estrangeiro vindo do Norte, pelo amor e afeição da esfomeada e libidinosa Crimeia. A peça é uma sátira política musical sobre o Brasil e o mundo atual.

Para segunda-feira, às 22h30, também no Ópera B, está agendada a apresentação do grupo Tanta e Espaço Cênico, de Curitiba (PR). A peça ‘O enlace dos trezentos’ tem autoria e roteiro de Domingos Pellegrini e direção de Nena Inoue. O autor conta a história de um encalhe numa estrada de lama no interior do Paraná, onde 300 caminhões ficaram atolados durante uma semana de chuva. A história parte de fato verídico retratado no livro “Homem Vermelho’. Pellegrini recria a terra vermelha do Paraná, o ‘eldorado’ para onde foram os colonizadores das mais variadas etnias e mostra um Brasil dos deserdados, lançados no atoleiro de perplexidades.

Teatro Campos Gerais

A mostra Teatro Campos Gerais tem espetáculo marcado para segunda-feira (23), às 14h, no Cine Teatro Pax-UEPG. O grupo Dia de Arte, de Ponta Grossa, encena a peça ‘Ai! Sumiram os brinquedos’, cuja autoria e roteiro são de Michela França.  A direção é coletiva. Em sua fazenda, Pimenta e Docinho recebem uma inesperada visita de um mensageiro das brincadeiras. O personagem roda o mundo para apresentar às crianças os brinquedos brincantes que estavam sumidos há muitos anos.

A mostra de Teatro Infantil/Bonecos/Animação não terá programação neste sábado e domingo. Já a Mostra Especial leva espetáculos a espaços diversos da cidade. A programação completa do festival pode ser acessada no endereço www.uepg.br/fenata. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo https://www.eventbrite.com.br/d/brazil--ponta-grossa/fenata/?mode=search

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE