PG recebe pianistas da Alemanha em recital gratuito | aRede
PUBLICIDADE

PG recebe pianistas da Alemanha em recital gratuito

Apresentação será no dia 16 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Música

Imagem ilustrativa da imagem PG recebe pianistas da Alemanha em recital gratuito
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Alemanha é conhecida por uma rica tradição cultural, desde o chope e a culinária até a imortal música de compositores como Johann Sebastian Bach e Felix Mendelssohn Bartholdy. Um pouco desta tradicional música alemã estará em Ponta Grossa no próximo mês, integrando as comemorações de 194 anos da cidade, com o recital do duo de piano a quatro mãos Solter-Domingos. A apresentação será no dia 16 de setembro, às 19h30, no auditório do Centro de Música (Conservatório). A entrada é gratuita.

O duo tem uma longa história de interação musical. Roberto Domingos foi aluno de Fany Solter e segue o caminho da mestra desde 1987. Ambos são brasileiros, radicados na Alemanha e professores na mesma instituição, em Karlsruhe.

Para o diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, Douglas Passoni, é uma honra para a cidade receber dois ícones do piano mundial. “Ambos trazem na bagagem muito daquilo que fazem e desenvolvem juntos, no Hochschule für Musik Karlsruhe, importante conservatório de música da Alemanha. O programa escolhido para ser tocado em Ponta Grossa é prova nítida da cumplicidade musical entre os dois”, completa Passoni.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Conservatório Maestro Paulino. A turnê especial inclui ainda Curitiba, Natal e João Pessoa. 

Piano a quatro mãos

Segundo a pesquisadora Sandra Almeida, a forma musical do piano a quatro mãos remonta a Inglaterra do século XVII. As primeiras composições para esta formação seriam de Nicholas Carlton, cujos dados biográficos são escassos, e Thomas Tomkins (1573-1656). Em 1711 era lançado o pianoforte e diversos compositores escreveram para quatro mãos, como o caso de Mozart, Haydn e Beethoven. No período do romantismo o piano ganhou a preferência do público e o repertório, naturalmente, ampliou-se.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE