Ciclone traz vento intenso nesta quarta no Sul do Brasil
No Estado do Paraná, a MetSul Meteorologia projeta ventos com rajadas de 60 km/h a 90 km/h em vários pontos da região Centro-Leste
Publicado: 09/12/2025, 23:06

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de vento forte a intenso por conta de um potente ciclone que vai atuar nesta quarta-feira (9) muito perto da costa gaúcha, com pressão atmosférica bastante baixa. Isso poderá resultar em fortes ventos, com risco de danos e a probabilidade de falta de energia em grande escala, com centenas de milhares de clientes sem luz no Sul do Brasil e em São Paulo.
Como consequência, o vento tende a ganhar força e ser forte a muito forte com rajadas localmente intensas no final desta terça e durante a quarta-feira no Sul e no Leste gaúcho, com impactos principalmente na rede elétrica, o que pode deixar centenas de milhares de pessoas sem luz, especialmente na área da CEEE Equatorial que será a mais afetada.
Os dados apontam a possibilidade de ventos ciclônicos de 40 km/h a 60 km/h em grande parte do Rio Grande do Sul, mas será no Sul e no Leste do estado que os efeitos do ciclone devem ser mais sentidos em termos de vento, com rajadas de 80 km/h a 100 km/h em muitos municípios, mas com possibilidade de rajadas localizadas de 100 km/h a 120 km/h em alguns pontos.
Conforme os mais recentes dados dos modelos, as áreas de maior risco de vento intenso perto e acima de 100 km/h incluem as águas abertas da Lagoa dos Patos e cidades próximas, assim como municípios costeiros do Litoral Médio, de Rio Grande a Mostardas, e do Litoral Norte. Embora vente com rajadas por vezes fortes, o setor mais ao Sul da costa, entre o Chuí e Rio Grande, não teria rajadas tão intensas como em locais da orla situados mais ao Norte.
PARANÁ E SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, vento de 50 km/h a 80 km/h é projetado pela MetSul Meteorologia em várias regiões. No paredão do Planalto Sul, junto ao Litoral, até os morros da Grande Florianópolis, rajadas de vento mais intensas perto e acima de 100 km/h, com marcas entre 120 km/h e 150 km/h na área do mirante em Bom Jardim da Serra. Venta muito forte ainda em pontos do Litoral Sul Catarinense.
A MetSul projeta ainda ventos no Centro-Leste do Paraná com rajadas de 60 km/h a 90 km/h em vários pontos e isoladamente maiores em montanhas da Serra do Mar. A cidade de Curitiba pode ter rajadas por vezes fortes a intensas de 70 km/h ou 80 km/h e até superiores.
Muitos pontos do estado de São Paulo terão um dia ventoso. No Leste paulista, rajadas de 70 km/h a 90 km/h e, em alguns pontos, até mais intensas. A cidade de São Paulo pode ter rajadas por vezes fortes a intensas de até 70 km/h ou 80 km/h, não se afastando de marcas superiores. O mesmo se prevê para pontos do Sul de Minas Gerais.
Com informações da MetSul Meteorologia





















