Prepara o celular: paranaenses terão visão privilegiada da superlua nesta quarta | aRede
PUBLICIDADE

Prepara o celular: paranaenses terão visão privilegiada da superlua nesta quarta

A Lua estará a pouco mais de 360 mil quilômetros da terra - enquanto a distância comum é de 384 mil quilômetros

A única exceção é o Sudoeste, região que terá forte nebulosidade e previsão de chuva fraca no início da noite
A única exceção é o Sudoeste, região que terá forte nebulosidade e previsão de chuva fraca no início da noite -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A máxima aproximação da Lua com a Terra em 2025 está prestes a acontecer. Os paranaenses terão visão privilegiada do fenômeno na noite desta quarta-feira (05) e madrugada de quinta-feira (06).

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após muita chuva, o céu terá somente nuvens altas, que não impedirão a visibilidade do fenômeno em praticamente todo o território paranaense, que não teve a mesma sorte nos outros fenômenos astronômicos deste ano. 

A única exceção é o Sudoeste, região que terá forte nebulosidade e previsão de chuva fraca no início da noite. Porém, mesmo nesta região, durante a madrugada a nebulosidade se dissipa e o fenômeno ainda será visível.

Na Capital, a nebulosidade que foi intensa durante o dia também se dissipa gradativamente. Mesmo a previsão de pancadas de chuva isoladas na região durante a tarde, calculada pelos modelos meteorológicos, não se configurou. 

No Noroeste, apesar do céu aberto no início da noite, há a possibilidade de pancadas de chuva isoladas na madrugada, o que pode dificultar a visibilidade do fenômeno em suas últimas horas no céu. 

Conforme o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, o fenômeno é conhecido como perigeu (o oposto do apogeu, quando a Lua está no ponto mais afastado da terra). A Lua estará a pouco mais de 360 mil quilômetros da terra - enquanto a distância comum é de 384 mil quilômetros.

“Coincidentemente, esse perigeu acontecerá numa noite de lua cheia, portanto, como vem sendo falado desde o final da década de 70, será uma noite de Superlua. Devido a essa máxima aproximação, ela estará sensivelmente maior e cerca de 16% mais brilhante do que ela é na média”, explica o professor.

A observação da Superlua poderá ser feita a partir das 19h01 desta quarta na direção leste, até as 5h05 de quinta-feira.

Com informações de: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right