Tarifaço x terras raras: saiba como foi o acordo entre Trump e Xi
EUA reduziu tarifas e, em troca, China aceitou trégua na medida que exige licença para exportar produtos com terras raras
Publicado: 30/10/2025, 09:13

Após reunião com o líder da China, Xi Jinping, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu pela redução das tarifas dos EUA sobre produtos chineses. A alíquota que estava em 57%, será de 47%, numa diminuição de cerca de 10 pontos percentuais. O encontro entre eles aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), noite dessa quarta-feira (29) no horário de Brasília.
Em contrapartida, Pequim prometeu trégua na medida que exige licença para exportar produtos com terras raras chinesas e a retomada das compras de soja de agricultores americanos, além de ações contra o comércio ilegal de fentanil.
Segundo Trump, a reunião foi “incrível”. Até o momento, as medidas divulgadas sobre o encontro foram anunciadas pelo presidente americano no voo de volta a Washington.
“Toda a questão das terras raras já foi resolvida”, disse Trump. “E isso vale para o mundo todo, pode-se dizer que era uma situação mundial, não apenas uma situação dos EUA. Não há nenhum obstáculo para o acesso às terras raras. Espero que isso desapareça do nosso vocabulário por um tempo”, disse Trump.
O presidente americano disse que ele e Xi concordaram em trabalhar juntos em relação à Ucrânia, acrescentando que a guerra “foi mencionada com muita força” como um problema.
“Conversamos sobre isso por um longo tempo e ambos vamos trabalhar juntos para ver se conseguimos chegar a um acordo”, disse ele. Ele reconheceu que a China compra muito petróleo russo, mas acrescentou que esse assunto não foi realmente discutido.
Futuras visitas
Os líderes ainda concordaram em realizar visitas de Estado recíprocas no ano que vem. O americano será esperado em Pequim em abril, enquanto Xi deve ir à capital dos EUA depois disso.
O acordo, anunciado após a reunião entre os líderes, que ocorreu a portas fechadas na Base Aérea de Gimhae, em Busan, na Coreia do Sul, coloca fim às negociações das sobretaxas impostas por Trump em abril e apazigua a instável relação comercial entre os países, marcada por disputas científicas, militares e tecnológicas.
A escolha da cidade se deu por ser próxima a Gyeongju, onde líderes de Estado da região participam da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em português). As negociações entre Xi e Trump ocorreram à margem do evento.
Com informações: Metrópoles.





















