‘Sem dente e ainda negro’: Lula criticou foto usada por governo e pediu para ‘jogarem fora’
Na declaração, o presidente chegou a perguntar a membros do governo se achavam bonito colocar um homem negro sem dentes em um material publicitário governamental
Publicado: 23/08/2025, 17:19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a foto de um homem negro usada pelo Governo Federal em uma campanha publicitária que seria apresentada na Alemanha.
Na declaração feita na última quinta-feira (21), em um evento em Sorocaba, São Paulo, Lula disse que a fotografia mostrava um ‘senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca’ e considerou como preconceituoso o uso da imagem do homem numa propaganda nacional.
Nas redes sociais, a fala do presidente repercutiu de forma negativa entre internautas e usuários na web, e deu margens para interpretações que classificam como racista e preconceituosa a declaração do petista.
Segundo o presidente, a imagem do material publicitário mostrava uma mulher branca com traços de descendência alemã e ao lado dela estava o homem negro desdentado.
A ideia da foto havia sido sugerida por um antigo ministro do Desenvolvimento Agrário e a escolha não agradou Lula que pediu para ‘jogarem fora’ a imagem.
Na declaração polêmica, ele afirma: “Eu tinha um ministro do Desenvolvimento Agrário, que foi participar de um congresso de propriedade rural de pequenos na Alemanha e ele fez uma revista… que tinha uma capa com uma senhora bonitona, devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo […] e do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, contou.
Ao ver a foto, ele questionou ao ministro: “Eu chamei ele e perguntei: ‘Escuta aqui. Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’, perguntou.
Lula ainda complementou: “Eu falei para o ministro: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente”, afirmou.
Após a declaração, o presidente explicou sobre a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004, que busca atender as pessoas que não têm acesso a dentistas.
Com informações: NDMais.