Festa do Peão de Barretos deve reunir mais de 1 milhão de pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Festa do Peão de Barretos deve reunir mais de 1 milhão de pessoas

Até 31 de agosto, o evento deve movimentar R$ 1 bilhão na economia

Uma das tradições mais esperadas é a Queima do Alho
Uma das tradições mais esperadas é a Queima do Alho -

Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As porteiras já se abriram para o maior rodeio do país: Barretos 2025. Até o dia 31 de agosto, quase um milhão de pessoas devem passar pelo Parque do Peão, movimentando mais de R$ 1 bilhão na economia. Mas não é só de rodeio e shows que vive o Barretão.

Uma das tradições mais esperadas é a Queima do Alho, um concurso gastronômico que resgata a culinária dos tropeiros e acontece neste domingo (24). O João Paulo Martins, responsável pela Queima do Alho, explica como essa história começou:

'"Os fundadores chegaram ao consenso de homenagerar realmente o peão de boiadeiro. É o peão, aquele que viaja no estradão. (...) Ainda existem umas comitivas transportando boaiada onde o caminhão tem muita dificuldade de entrar".

Na disputa, cada detalhe conta. Não é apenas o sabor do prato, mas também o jeito de preparar e até os utensílios usados pelas comitivas. "Eu exijo que seja como se fosse antigamente, lá nos anos 30, 40. A tralha tem que ser completa atendendo uma média de dez peões". Os pratos tradicionais continuam fazendo sucesso. Arroz carreteiro, feijão tropeiro, churrasco e a paçoca de carne feita no pilão, com rapadura e também um tempero caseiro.

Além da culinária tradicional, quem participar da Queima do Alho vai poder curtir o show da dupla Lourenço e Lorival, no rancho em que acontece o concurso, dentro do Parque do Peão, em Barretos. E a festa ainda tem mais de 100 shows, disputas internacionais de rodeio e o Parque do Peãozinho para as crianças. Neste sábado (23), sobem no palco do Barretão 70 Anos, Ana Castela, a embaixadora da edição do rodeio deste ano, Zé Neto e Cristiano, com participação de Diego e Arnaldo, e o cantor Nattan.

Neste domingo (24), a Festa do Peão de Boiadeiro tem mais atrações para movimentar o público sertanejo. As provas cronometradas também fazem a arena de 35 mil pessoas ficar de pé com tamanha emoção transmitida. Marcos Abud, diretor de rodeios de Os Independentes, explica sobre as provas.

"A gente está com o rodeio, este ano, bastante... vai ser bem disputado, nós temos a final da Liga Nacional de Rodeio, que ela vem passando por mais de 100 cidades no Brasil, e os quatro primeiros vão direto para o 'De América'. O 'De América' é um rodeio nos Estados Unidos que é o maior rodeio do mundo em termos de premiação. Além dos touros, a gente está levando o breakaway, que é uma modalidade nova, uma modalidade feminina que a gente procura incentivar aqui no Brasil. Tem o 'laço em dupla' que está voltando, também vai ter uma vaga lá, que eles têm um campeão mundial".

Neste domingo (24), além das provas de rodeio, os shows que animam a galera em Barretos são de Felipe & Rodrigo, Matheus & Kauan e do cantor Léo Foguete.

Com informações da CBN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right