Millpar anuncia demissão em massa na unidade de Guarapuava após tarifaço
O mercado norte-americano é o principal destino das exportações da empresa
Publicado: 20/08/2025, 08:34

Depois de anunciar férias coletivas em setores específicos da unidade de Guarapuava no último dia 14 de julho, diante da taxação de importação dos Estados Unidos de 10% para 50% sobre os produtos brasileiros, a Millpar anunciou que está adotando ajustes para mitigar os impactos sobre as atividades da empresa. Em comunicado à imprensa, a empresa informou que precisou fazer demissões."
A persistência do cenário adverso tornou necessária a redução do quadro de colaboradores. Em Guarapuava, na nossa principal unidade, seguimos com as operações em andamento, mantendo nosso papel como um dos principais empregadores da Região, mesmo com a readequação do quadro de colaboradores".
Conforme a nota, o mercado norte-americano é o principal destino das exportações da empresa, e a nova tarifação reduziu de forma significativa a competitividade do setor, comprometendo as vendas dos produtos madeireiros para os Estados Unidos. Além disso, a decisão gerou incertezas para fabricantes, fornecedores e compradores, provocando a paralisação de mercados.
QUEDAS DO IGUAÇU - De acordo com Ettore Giacomet Basile, CEO da empresa, na unidade de apoio de Quedas do Iguaçu, a decisão foi pela suspensão total das operações, com encerramento das atividades. "Estamos tomando decisões extremamente difíceis, mas que se tornam necessárias neste momento para manter a sustentabilidade do negócio e preservar parcela significativa dos postos de trabalho. Lamentamos muito perder parte de um time de excelentes colaboradores, mas temos de pensar também naqueles que ficam".
Ainda conforme Basile, além dos direitos legais, a Millpar concedeu benefícios adicionais para apoiar os profissionais desligados, como auxílio-alimentação temporário, apoio psicológico e suporte profissional para recolocação no mercado. "Em alinhamento com a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), a Millpar ressalta que as medidas anunciadas pelo governo brasileiro são paliativas e que a solução definitiva depende de negociação direta entre Brasil e Estados Unidos para adequar as tarifas a níveis comercialmente viáveis".
Informações: Portal RSN