Trump acusa Brasil de 'caça às bruxas' e cobra: 'Deixem Bolsonaro em paz' | aRede
PUBLICIDADE

Trump acusa Brasil de 'caça às bruxas' e cobra: 'Deixem Bolsonaro em paz'

Trump saiu em defesa do ex-presidente, acusou Brasil de promover uma “ação terrível” contra ele e classificou julgamento em curso no STF como uma perseguição política

Políticos em agenda em março de 2019
Políticos em agenda em março de 2019 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua plataforma Truth Social nesta segunda-feira (7) para manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe. Bolsonaro também está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua publicação, Trump criticou duramente as instituições brasileiras, afirmando que o Brasil está tratando Bolsonaro de forma “terrível”. “Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu o presidente norte-americano.

Trump elogiou o ex-presidente brasileiro, chamando-o de “líder forte” e “negociador duro”, e declarou que Bolsonaro “realmente amava seu país”.

O republicano também comentou o cenário político brasileiro, classificando a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 como “muito apertada” e afirmou que Bolsonaro “lidera nas pesquisas”, sem apresentar dados específicos.

Além disso, Trump acusou a Justiça brasileira de perseguição política contra Bolsonaro e comparou a situação vivida pelo ex-presidente com os processos judiciais que enfrenta nos Estados Unidos. “Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político – algo que eu sei muito sobre!”, afirmou.

Trump também chamou os processos que tramitam contra Bolsonaro no STF de “caça às bruxas” — termo que tem utilizado para descrever as acusações contra ele próprio. “O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu.

Por fim, o presidente dos EUA declarou que está atento ao andamento dos julgamentos contra Bolsonaro e seus aliados. “Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se eleição. Deixem Bolsonaro em paz”, concluiu.

Confira a matéria completa em Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right