Líder espírita Divaldo Franco morre em Salvador, aos 98 anos
Nascido em Feira de Santana (BA), o médium se destacou pelo intenso trabalho humanitário
Publicado: 13/05/2025, 23:27

O médium e líder espírita Divaldo Franco morreu na noite desta terça-feira (13), em Salvador, aos 98 anos. De acordo com a assessoria da Mansão do Caminho, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Desde 2023, ele enfrentava complicações de saúde, incluindo um câncer de bexiga diagnosticado em novembro do ano passado.
O velório será realizado nesta quarta-feira (13), das 9h às 20h, no ginásio da Mansão do Caminho, instituição fundada por ele no bairro de Pau da Lima. O enterro está marcado para quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, no bairro Nova Brasília.
O câncer foi descoberto após Divaldo relatar desconforto urinário. O tratamento foi conduzido majoritariamente em casa, com algumas internações. Em abril, a Mansão do Caminho informou que ele havia concluído o tratamento e estava em remissão. Apesar disso, o médium apresentava dificuldade para reter nutrientes e passou a se alimentar por sonda. Permaneceu lúcido até os últimos dias.
Divaldo Franco era responsável pelo Centro Espírita Caminho da Redenção e pela própria Mansão do Caminho, uma área de mais de 80 mil metros quadrados — o equivalente a mais de dez campos de futebol. O complexo abriga mais de 50 edificações, entre creches, escolas, cursos técnicos e de informática, panificadora e centro médico. O trabalho social desenvolvido no local impactou milhares de vidas ao longo das décadas.
Confira a matéria completa em Correio 24 Horas