Pesquisa aponta Moro em primeiro na corrida pelo governo do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta Moro em primeiro na corrida pelo governo do Paraná

O senador apresenta ampla margem em relação aos demais candidatos citados na pesquisa

Sérgio Moro lidera as pesquisas, já Greca, Curi e Requião Filho estão tecnicamente empatados
Sérgio Moro lidera as pesquisas, já Greca, Curi e Requião Filho estão tecnicamente empatados -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Neokemp, empresa de telecomunicações que trabalha com pesquisas eleitorais e mercadológicas, divulgou um novo levantamento sobre as intenções de voto da população paranaense em relação às eleições para governador do estado em 2026. 

A pesquisa, realizada entre os dias 28 e 29 de abril, aponta, em dois cenários, o senador Sérgio Moro (União-PR) como o grande favorito dos paranaenses para assumir o Governo do Paraná a partir de 2027. Nas pesquisas, Moro apresenta uma grande folga em relação aos demais colocados, como Rafael Greca (PSD) e Requião Filho (sem partido).

CENÁRIO 1 - O primeiro cenário apontado pela pesquisa destaca Sérgio Moro na liderança com 36,6% das intenções de voto, tendo o triplo do percentual em relação ao segundo colocado, que aqui é o deputado estadual Requião Filho, que possui 12,2%.

O terceiro colocado é Rafael Greca, atual Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), com 11,0% das intenções de voto. Na sequência estão Cida Borghetti (PP), com 4,2%, Ênio Verri (PT), com 3,7%, e Guto Silva (PSD), com 3,3%. Destaca-se aqui o grande número de indecisos, que chegam a 18,8%, e brancos e nulos, com 10%.

Gráfico com as intenções de voto no cenário 1
Gráfico com as intenções de voto no cenário 1 |  Foto: Divulgação/aRede.
  

CENÁRIO 2 - O cenário 2, assim como o primeiro, aponta Sérgio Moro liderando com 33,4% dos votos. A diferença aqui está no segundo lugar, que mostra Rafael Greca, Requião Filho e o deputado estadual Alexandre Curi, agora incluso na pesquisa, tecnicamente empatados (12,1%, 11,9% e 10,2%, respectivamente).

Completam o segundo cenário da pesquisa o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL), com 8,1%, e Ênio Verri, com 4,6%. Indecisos somam 12,9%, e brancos e nulos somam 6,7%.

Este segundo cenário deixou de fora Cida Borghetti e Guto Silva.

Gráfico com as intenções de voto no cenário 2
Gráfico com as intenções de voto no cenário 2 |  Foto: Divulgação/aRede.
  

REJEIÇÃO - As rejeições também foram consideradas durante o processo de pesquisa eleitoral. Nesta pesquisa, Requião Filho é o candidato mais rejeitado, com 22,1%. O segundo colocado é Sérgio Moro, com 19%, seguido de Ênio Verri, com 13%, Cida Borghetti, 12,3%, Alexandre Curi, com 6,8%,  Rafael Greca, com 6,2%, Guto Silva, com 2,8%, e, por fim, Paulo Martins, com somente 2,5% das rejeições.

Nestes dados, chama a atenção o número de eleitores paranaenses que afirmam não rejeitar nenhum dos nomes citados acima, sendo 15,3% do eleitorado pesquisado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Nestes cenários apresentados, é preciso considerar algumas situações que eventualmente podem influenciar o resultado das eleições ou a participação de algum candidato. O favorito Sérgio Moro, juntamente com Cida Borghetti, integram a Federação União Progressista, não podendo competir entre si. 

Uma situação parecida ocorre com Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca, que pertencem ao grupo político de Ratinho Junior (PSD). Para que pelo menos duas opções citadas participem das eleições, um deles teria que migrar para outro partido político.

Outra questão envolve Paulo Martins, que é o atual vice-prefeito de Curitiba, e pode optar por não deixar o cargo onde. Já Requião Filho é um caso a parte, cuja porcentagem de voto sobre seu nome parecem ser influenciados pelo nome do pai, o ex-governador Roberto Requião.

APONTAMENTOS - O levantamento destacou um ponto importante durante as pesquisas: o alto índice de indefinições e rejeição significativa sobre alguns dos possíveis candidatos. Outros dois detalhes é a presença de pré-candidatos ligados ao interior do estado, bem como a dificuldade de partidos de esquerda em formar uma candidatura sólida.

SOBRE A PESQUISA - A Neokemp Pesquisas entrevistou 1200 pessoas distribuídas em 81 cidades do Paraná, durante os dias 28 e 29 de abril deste ano. A margem de erro da pesquisa é 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right