Trump volta atrás e diz que não vai buscar 3º mandato como presidente
Constituição dos Estados Unidos não prevê a possibilidade. Trump afirmou querer entregar o governo a um “grande republicano”
Publicado: 04/05/2025, 19:30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em entrevista divulgada neste domingo (04), que não pretende disputar um terceiro mandato no cargo. A possibilidade é vetada pela legislação americana. A entrevista de Trump divulgada neste domingo foi concedida ao programa Meet the Press, da emissora americana NBC News.
“Não é algo que esteja buscando fazer”, respondeu Trump. “Estou buscando fazer quatro grandes anos e depois entregar o cargo a alguém, idealmente a um grande republicano, um grande republicano que siga adiante”, completou.
Depois de ter presidido o país entre 2017 e 2021 e vencido as eleições novamente no fim do ano passado, o republicano já havia feito declarações sobre tentar um terceiro mandato na Casa Branca.
Em outro trecho, ele disse que não vai demitir do cargo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano. O mandato de Powell, que é alvo de críticas de Trump, está previsto para até maio de 2026.
“Não, não, não. Por que eu faria isso? Eu terei a oportunidade de substituir essa pessoa em um curto período de tempo”, destacou o presidente. Trump, no entanto, manteve o pedido por redução nas taxas de juros. Ele ainda descreveu o chefe do Fed como “totalmente rígido”.
Com informações: Metrópoles.