Saiba o estado de saúde do papa Francisco após crises respiratórias
De acordo com a atualização do estado de saúde do pontífice, divulgada pela sala de imprensa do Vaticano, ele “mantém seu repouso”
Publicado: 04/03/2025, 11:51

De acordo com atualização do Vaticano divulgada nesta terça-feira (4), o papa Francisco, de 88 anos, “dormiu a noite toda e mantém seu repouso”.
Na segunda-feira (3), a Santa Sé informou que o pontífice sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Segundo o boletim, Francisco precisou de equipamentos para ajudar na respiração, mas não houve necessidade de intubação.
“Hoje [segunda], o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por acúmulo significativo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. Foram, então, realizadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. À tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado”, informou o Vaticano.
Internação
O papa Francisco está internado desde o último dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma.
O quadro inicial de bronquite se agravou, transformando-se em uma pneumonia que acometeu ambos os pulmões.
Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar o tratamento.
Ainda segundo a Santa Sé, o prognóstico permanece reservado, o que indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais. No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.
Broncoespasmo
Na sexta-feira (28), o pontífice apresentou a mesma condição de agravamento no quadro. Broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, que acaba provocando, na sequência, um episódio de vômito com inalação. Os médicos chamam essa aspiração do vômito de broncoaspiração.
Tanto no sábado (1º) quanto no domingo (2), Francisco não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória aguda, problema que voltou a ocorrer ao longo nesta segunda.
Com informações do Metrópoles