Volkswagen lança 'Tera' e busca dominar segmentos de SUVs
VW Tera é o maior lançamento da montadora nos últimos anos. Veículo conta com motores 1.0 e bom espaço interno. Saiba o preço
Publicado: 02/03/2025, 14:56

A Volkswagen apresentou modelo 'Tera', neste domingo (2). A fabricante alemã espera que o veículo repita o mesmo sucesso feito pelo 'Gol', carro que liderou o mercado brasileiro por 27 anos, mas deixou de ser fabricado recentemente. O 'Tera' deverá ter um valor de mercado entre R$ 100 mil e 130 mil e chega para concorrer com o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
O SUV de entrada recebeu um nome não apenas familiar à informática como excelente para dimensionar sua importância para a marca alemã. Na matemática cibernética, 1 terabyte é equivalente a 1 trilhão de bytes. Em uma comparação básica, o computador Commodore VIC-20, lançado em 1980 (mesmo ano do Gol) e primeiro PC a vender um milhão de exemplares, tinha "incrível" memória RAM de 5 kB, algo revolucionário para a época.
No caso do Volkswagen, milhares de Tera serão necessários para fazer dele o carro mais vendido no Brasil. Logo, a marca alemã fez questão de repetir parte da fórmula de sucesso do Gol, começando pela produção na fábrica de Taubaté (SP).
Por mais que a Volkswagen tenha a fama de desenvolver diversos veículos com a mesma cara, com o Tera Pavone teve uma tela em branco. O inédito SUV de entrada inaugura a nova identidade visual da empresa no Brasil. Então, não só é possível como provável que os próximos lançamentos da VW tragam esse estilo — a começar pela grade menor e quase fechada, acompanhada de uma generosa tomada de ar no para-choque, adornada por uma espécie de gancho na cor da carroceria.
Nas imagens iniciais de divulgação, o Tera aparece em duas cores inéditas: um vermelho cereja e um prata que chega a parecer azul. O detalhe mais legal, no entanto, é a gravura no vidro traseiro, que dimensiona o Tera na história da Volkswagen.
Na prática, o Tera será o sucessor do Gol e também do Polo. Nesse primeiro momento, Tera e Polo vão dividir as linhas de produção de Taubaté (SP). Contudo, a expectativa é de que, daqui a alguns anos, o hatch perca espaço e sobreviva apenas em versões de entrada.
Neste momento, é cedo para dizer se o plano será bem sucedido. Nosso contato com o SUV de entrada foi meramente visual, sem possibilidade de dirigir o veículo. Tudo isso deve acontecer apenas em maio, quando o Tera chega às lojas.
As informações são do AutoEsporte