David Lynch, diretor de cinema lendário, morre aos 78 anos | aRede
PUBLICIDADE

David Lynch, diretor de cinema lendário, morre aos 78 anos

Cineasta foi casado quatro vezes e deixa duas filhas e dois filhos

Ele também trabalhou produções aclamadas como 'O Homem Elefante'
Ele também trabalhou produções aclamadas como 'O Homem Elefante' -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Morreu aos 78 anos o diretor David Lynch, mente por trás de Twin Peaks e Veludo Azul. No ano passado, o cineasta revelou um diagnóstico de enfisema pulmonar.

  "Fumar é algo que eu absolutamente amei, mas no fim das contas, isso me afetou. Era parte da arte da vida, para mim. O tabaco, o cheiro dele, e acender as coisas, fumar, voltar e sentar. E então fumar novamente, analisar meu trabalho, pensar nas coisas. Nada no mundo é tão bonito quanto isso."

David Lynch. Cineasta.
 

Após trabalhar muitos anos como pintor e diretor de curtas, ele estreou com seu primeiro longa-metragem Eraserhead (1977), que virou fenômeno em sessões da meia-noite nos Estados Unidos e se estabeleceu uma forte reputação cult com o passar dos anos.

Em seguida, ele foi contratado pela produtora de Mell Brooks para escrever e dirigir O Homem Elefante (1980), inspirado na história real de John Merrick, que sofria de deformações congênitas no rosto. Outro sucesso de público e crítica, o drama recebeu oito indicações ao Oscar.

Os dois sucessos garantiram orçamento para um terceiro filme, que infelizmente não obteve os mesmos louros. Em 1984, ele dirigiu a primeira versão cinematográfica de Duna, de Frank Herbert.

As coisas melhoraram já no filme seguinte, Veludo Azul, de 1986, uma de sus produções mais aclamadas, que definiu o estilo surrealista e sexualizado que viraria sua marca registrada. A guinada se manteve em 1990, com Coração Selvagem, que também garantiu uma 'Palma de Ouro' para o diretor no 'Festival de Cannes'.  

No mesmo ano, ele partiu para a televisão com Twin Peaks, que combinou investigação policial e drama surrealista para conquistar o público e garantir várias indicações ao 'Emmy'. Além disso, ele participou de produções como Estrada Perdida (1997), Uma História Real (1999)Cidade dos Sonhos (2001) e Império dos Sonhos (2006), seu último longa-metragem.

Lynch foi casado quatro vezes. Ele deixa duas filhas e dois filhos.

Com informações: Omelete.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE