Onda de calor no Brasil deve durar mais uma semana | aRede
PUBLICIDADE

Onda de calor no Brasil deve durar mais uma semana

Inicialmente, o aumento das temperaturas seria registrado até 15 de março, porém o período deve ser estendido até o fim do Verão - no dia 20 deste mês

Temperaturas na região Sul podem chegar aos 40ºC
Temperaturas na região Sul podem chegar aos 40ºC -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil nesta semana vai se prolongar até o fim do verão, de acordo com a Climatempo. Conforme a previsão, o aumento das temperaturas seria registrado até 15 de março, porém, o período deve ser estendido.

O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

O verão acaba, e o outono começa oficialmente em 20 de março, à 0h06, e se estende até as 17h51 de 20 de junho, pelo horário de Brasília.

ENTENDA - Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão. Segundo a Climatempo, atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, e gera a onda de calor que eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.

De 11 a 15 de março, na primeira parte desta onda de calor, as áreas que terão a maior elevação de temperatura serão o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e a porção oeste dos estados da Região Sul. Temperaturas de 37°C a 40°C estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nessas áreas, que são bastante elevadas para os padrões normais de março.

Em outras áreas do Sul, de São Paulo e Mato Grosso do Sul temperaturas de 33°C a 36°C serão frequentes. Para as demais regiões, as temperaturas devem permanecer entre 3°C e 5 °C acima da média ao longo do período. Em alguns locais, as temperaturas ficam pelo menos 5°C acima da média.

ACIMA DA MÉDIA - Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas que acontece quando as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média considerada normal para determinada época.

Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial caracteriza uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média e durante pelo menos cinco dias consecutivos.

As informações são do Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE