Disney pode entrar na justiça por conta de uso indevido de Mickey | aRede
PUBLICIDADE

Disney pode entrar na justiça por conta de uso indevido de Mickey

Presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, explica o porquê de as versões mais recentes de Mickey Mouse não serem utilizadas por terceiros

Os direitos de uso do personagem Mickey Mouse passaram a ser de domínio público nos EUA
Os direitos de uso do personagem Mickey Mouse passaram a ser de domínio público nos EUA -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em primeiro de janeiro de 2024, os direitos de uso do personagem Mickey Mouse passaram a ser de domínio público nos EUA, decorrido o prazo de 95 anos de proteção estabelecido pela legislação estadunidense. Com isso, a Disney perde a exclusividade de uso do rato mais famoso do mundo. “Porém, é importante destacar que trata-se da primeira versão do personagem, criada em 1928, no curta ‘O Vapor Willie’”, ressalta o Presidente do Grupo Mapa, Valdomiro Soares.

Valdomiro explica ainda o porquê da demora em cair no domínio público a primeira aparição de Mickey Mouse nos cinemas. “Diferente da lei aqui no Brasil, em que os direitos autorais duram até 70 anos após a morte do autor, nos Estados Unidos - e com grande intervenção da Disney com relação à lei -, obras antes de 1978 possuem os atuais 95 anos de proteção autoral após a data da publicação”, explana. 

O Presidente da Marpa destaca, ainda, que, no Brasil, a proteção da primeira versão do Mickey demorará a expirar. “A nossa lei prevê que o marco temporal inicial é com base no falecimento dos criadores do personagem, o que delega a vigência da proteção, aqui no Brasil, até o ano de 2042, período em que se completa o prazo de 70 anos após o ano conseguinte ao falecimento co-autor do curta metragem, Ub Iwerks”.

As demais variações e modernizações de Mickey Mouse permanecem protegidas, tanto no Brasil como nos EUA, e não poderão ser usadas por terceiros em outras obras. Valdomiro Soares esclarece que, se for necessário, a Disney poderá entrar na justiça pelo uso da propriedade intelectual do personagem de desenho animado. “Como a versão que está em domínio público é a de 1928, as outras criadas recentemente ainda estão protegidas por direitos autorais. Isto é, quem utilizar a imagem do camundongo de 1928, não poderá fazer associação a outros elementos que remetem à Disney, muito menos ao design atual do personagem”, esclarece o Presidente do Grupo Marpa.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE