Deltan pede que Câmara aguarde recurso ao STF para cassar seu mandato | aRede
PUBLICIDADE

Deltan pede que Câmara aguarde recurso ao STF para cassar seu mandato

O deputado apresentou nesta terça-feira (30) defesa no processo da cassação do seu mandato

Deltan pede que Câmara aguarde recurso ao STF para cassar seu mandato
Deltan pede que Câmara aguarde recurso ao STF para cassar seu mandato -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) apresentou nesta terça-feira (30) à Corregedoria Parlamentar da Câmara sua defesa no processo da cassação de seu mandato já determinada pelo TSE.

Na defesa, o ex-procurador pede à Mesa Diretora da Casa que não acate decisão da Justiça Eleitoral e que, caso contrário, ao menos aguarde o recurso que pretende apresentar ao STF.

“Em face de todo o exposto – e em homenagem à ampla defesa prevista na Constituição no processo de exame deste caso pela Mesa Diretora, de que goza este Deputado Federal eleito por 344.917 paranaenses, ao devido processo legal, à submissão perante a Lei, à autonomia entre os poderes, à soberania popular, à estabilidade política, à segurança jurídica e à soberania deste Congresso Nacional –, requer-se seja emitido parecer que reconheça a excepcional não vinculação desta Câmara dos Deputados à decisão no Recurso Ordinário Eleitoral nº 0601407- 70.2022.6.16.0000, diante da flagrante invasão da competência legislativa do Congresso Nacional pelo Poder Judiciário, da violação da ampla defesa e da ultrapassagem dos prazos legais estabelecidos para o Judiciário declarar a inelegibilidade, a demandar o exercício do poder-dever constitucional desta Câmara dos Deputados de zelar por suas atribuições normativas, nos termos do art. 49, XI, da CF”, escreveu Dallagnol.

“Alternativamente, requer-se que esta Mesa Diretora aguarde o trânsito em julgado dos autos do Recurso Ordinário Eleitoral nº 0601407-70.2022.6.16.0000, bem como posterior decisão do e. Supremo Tribunal Federal sobre o caso, ante a probabilidade de revisão da decisão no âmbito da Suprema Corte, diante da flagrante violação de preceitos constitucionais no caso em tela”, acrescenta o ex-procurador na peça.

Leia mais em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE