Gilmar Mendes autoriza 'Linha Direta' a exibir caso do menino Henry | aRede
PUBLICIDADE

Gilmar Mendes autoriza 'Linha Direta' a exibir caso do menino Henry

O ministro do STF cassou a liminar expedida por Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proibia exibição do caso

Gilmar Mendes libera 'Linha Direta' para exibir assassinato do menino Henry
Gilmar Mendes libera 'Linha Direta' para exibir assassinato do menino Henry -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Programa Linha Direta desta quinta-feira (18) já estava com tudo certo para apresentar o caso do menino Henry, de 4 anos, assassinado em 2021. Porém, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro havia acatado uma liminar da defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, acusado de ter matado o garoto, para que o programa não fosse ao ar, alegando que como o caso irá a Júri Popular, a exibição poderia interferir na opinião pública. 

No entanto, a emissora Globo recorreu da decisão, e na noite desta quarta-feira (17) o Ministro Gilmar Mendes liberou a exibição do programa. O texto da decisão de Gilmar diz que a medida da defesa de Jairinho teve "o claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público".

E se refere assim à decisão da véspera, da juíza Elizabeth Machado Louro, do Tribunal de Justiça do Rio: "A eminente magistrada extrapola os limites de suas funções judicantes para se arvorar à condição de fiscal da qualidade da produção jornalística de emissoras de televisão".

Sobre a Liminar

A juíza que havia acatado a liminar, Elizabeth Machado Louro, alegou que o Linha Direta poderia influenciar a opinião pública, já que o caso será submetido a júri popular. “O processo ainda pende de julgamento, e a exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados”, pontuou a magistrada.

“O réu deverá ser julgado por um corpo de juízes leigos, e tal exposição poderá colocar em risco a imparcialidade dos julgadores”, acrescentou Elizabeth Machado Louro.

Julgamento

Dr. Jairinho é acusado de assassinar o garoto Henry, de 4 anos, e está preso. A mãe Monique Medeiros é acusada de cúmplice e responde em liberdade. O caso irá a júri popular, mas ainda não tem data prevista para acontecer. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE