PUBLICIDADE

Desaparecimento de criança em SC pode ter relação com tráfico de pessoas

Menino de 2 anos foi encontrado com um casal na zona leste de São Paulo; mãe da criança está internada em hospital

Nicolas Gastar será trazido de volta para Florianópolis
Nicolas Gastar será trazido de volta para Florianópolis -

O desaparecimento da criança de dois anos em Santa Catarina, que foi encontrada em São Paulo após quase 10 dias, pode ter envolvimento com tráfico de pessoas segundo com a Polícia Civil. O menino estava com um homem e uma mulher, que afirmaram ter adotado a criança. Abaixo, veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o caso.

Quando o menino desapareceu?

A criança foi vista pela última vez com a mãe em 30 de abril na Grande Florianópolis. A mulher foi internada após três dias, e o boletim de ocorrência foi registrado em 4 de maio. Um inquérito foi instaurado um dia após o registro.

Onde estava o menino?

O menino foi encontrado em um veículo da zona leste de São Paulo na segunda-feira (8) após quase 10 dias de desaparecimento. Conforme a Polícia Militar, no veículo com placa adulterada estava um casal que afirmou ter adotado o bebê.

Como o menino chegou à dupla?

Segundo a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara, a mãe teria entregado a criança por "livre e espontânea vontade" a um casal. Conforme o que disse em depoimento, ela teria sido "assediada" pelo homem que estava no carro onde a criança foi encontrada para doar o bebê em tentativas insistentes, e por não ter rede de apoio e ser mãe solo acabou entregando o filho. A mãe foi ouvida na terça-feira (8).

O que os suspeitos disseram à polícia?

Durante a abordagem, a mulher proprietária do veículo apresentou Certidão de Nascimento da criança e afirmou ter a adotado. Os dois, conforme a polícia, estariam indo ao Fórum regularizar a situação.

O artigo 242 do Código Penal descreve como crime o ato de registrar o filho de outra pessoa como próprio. A pena prevista é de dois a seis anos de reclusão.

Qual a relação da dupla com a mãe?

Conforme a Polícia Civil de São Paulo, o homem e a mulher estariam "aliciando" a mãe da criança desde o nascimento dela, a fim de a convencer a entregar a criança sem procedimento legal. Todo o processo foi feito via internet, conforme a delegada, por mensagens e áudios.

A dupla foi presa?

A dupla foi presa em flagrante. O delegado da 30º Delegacia de Polícia da capital paulista entendeu que houve o crime de adoção ilegal e que há indícios de tráfico de pessoas. Eles vão passar por audiência de custódia.

O que acontece com o menino agora?

A criança ficou aos cuidados do Conselho Tutelar de São Paulo e deve retornar pra Santa Catarina nos próximos dias. O menino chegaria no Estado nesta terça-feira (9), porém, a chegada foi suspensa. O governo de SC depende de uma decisão judicial em São Paulo para liberação da criança.

Onde está a mãe do bebê?

A mãe do bebê está internada em um hospital da Grande Florianópolis. Conforme a Polícia Civil, ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi para o quarto na segunda-feira (8). Não foi divulgado o motivo da internação.

Investigação foi concluída?

A investigação segue em andamento. Conforme a Polícia Civil de SC, a mãe prestou depoimento na segunda feira (8) e será ouvida novamente nos próximos dias. A polícia também aguarda o depoimento do casal encontrado com a criança em São Paulo, assim como a família da vítima.

Entenda o caso

A investigação sobre desaparecimento do menino de dois anos em Santa Catarina teve início na última sexta-feira (5), após o registro de boletim de ocorrência feito pela família da criança.

O bebê teria sido visto pela última vez com a mãe, no dia 30 de abril em São José. Ela, porém, deu entrada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da Grande Florianópolis, e segue internada.

O menino foi encontrado com um homem e uma mulher em um carro com placa adulterada, que teria saído da Capital catarinense em direção a São Paulo. Na abordagem, os dois apresentaram a Certidão de Nascimento da criança e afirmaram estar indo ao fórum regularizar a adoção. Eles foram presos em flagrante e aguardam audiência de custódia nesta terça-feira (9). Eles são suspeitos de tráfico de pessoas.

O menino foi deixado com o Conselho Tutelar. O governo de Santa Catarina espera liberação da justiça para trazer o menino de volta.

As informações são do portal NSC Total

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE