PUBLICIDADE

Por 'ameaça', computadores do Governo Federal foram apagados

Medida causou estranheza por ter sido adotada logo após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de outubro

Arquivos que estavam em computados do Palácio do Planalto podem ter sido perdidos
Arquivos que estavam em computados do Palácio do Planalto podem ter sido perdidos -

Uma mensagem enviada logo após o segundo turno das eleições para funcionários da área de informática do Palácio do Planalto diz que o sistema antivírus da rede da Presidência da República “detectou uma ameaça” e que, por isso, os computadores teriam que ser formatados – ou seja, teriam seu conteúdo todo apagado.

O aviso foi recebido com estranheza por alguns destinatários, especialmente por ter sido disparado dias depois da derrota eleitoral de Jair Bolsonaro. O motivo é óbvio: em razão da tal ameaça detectada, com a suposta necessidade de formatar os computadores, arquivos importantes poderiam ser deletados.

A mensagem dizia que a ameaça seria um malware que danifica arquivos e o sistema operacional dos computadores. Afirmava, ainda, que “em alguns casos” arquivos foram criptografados.

De acordo com o texto disparado para os funcionários do setor de informática, a orientação era para formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional padrão das máquinas.

As equipes foram convocadas a chegar mais cedo no dia 3 de novembro, a quinta-feira seguinte à eleição, para atuarem em uma força-tarefa destinada a “amenizar” a situação.

O aviso dizia ainda que as outras áreas do Planalto já haviam sido informadas do problema. Nesta quinta-feira, a coluna fez uma série de perguntas à Presidência da República, mas não obteve resposta.

As informações são da coluna Rodrigo Rangel, do Metrópoles

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE