Projeto para recuperar fundos de vale de PG é uma iniciativa inovadora | aRede
PUBLICIDADE

Projeto para recuperar fundos de vale de PG é uma iniciativa inovadora

Conselheira, que é empresária, acredita que parceria entre a Prefeitura e a Unilivre também impactará no setor econômico do Município

Giorgia Bin Bochenek é conselheira na área empresarial
Giorgia Bin Bochenek é conselheira na área empresarial -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A conselheira da área empresarial do Grupo aRede, Giorgia Bin Bochenek, vê "com grande otimismo" o projeto ambiental entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) - entenda a iniciativa aqui. Para ela, isso é um passo para a inclusão social e o desenvolvimento equilibrado do Município.

Confira abaixo a opinião na íntegra da Giorgia, que é advogada, empresária e a primeira mulher presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg):

"Ponta Grossa possui uma característica geográfica singular, com mais de 150 quilômetros de arroios que cruzam nossa cidade e definem não apenas nossa paisagem, mas também desafios históricos de planejamento urbano. Os fundos de vale - áreas mais baixas onde esses cursos d’água se concentram - frequentemente abrigam populações em situação de vulnerabilidade socioambiental, além de sofrer com alagamentos que impactam a infraestrutura e a qualidade de vida.

Por isso, vejo com grande otimismo a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Unilivre para a elaboração de um projeto estratégico de recuperação e reurbanização dessas áreas. Trata-se de uma iniciativa técnica e inovadora, que alia conhecimento científico a uma visão humanizada do urbanismo. O estudo pode encontrar soluções crônicas da nossa cidade, como questões de drenagem e macrodrenagem - como no caso do Rio Ronda, cujos alagamentos afetam até a BR-376, mas também pensa no futuro desses espaços como áreas de lazer, convívio e bem-estar.

VÍDEO
Assista à opinião da conselheira empresarial | Autor: Colaboração.
 

A criação de parques lineares e caminhos verdes nos fundos de vale é mais do que uma intervenção ambiental: é um passo fundamental para a inclusão social e o desenvolvimento equilibrado da cidade. Um planejamento urbano responsável, que considere nossas particularidades topográficas e sociais, é essencial para atrair investimentos, melhorar a infraestrutura e garantir que Ponta Grossa cresça de forma ordenada e sustentável.

Como representante do setor empresarial, entendo que cidades bem planejadas geram ambientes mais seguros, competitivos e atraentes para negócios e moradia. Projetos como esse, que unem poder público, expertise técnica e visão de longo prazo, refletem o tipo de ação integrada que precisamos para enfrentar desafios históricos e construir uma Ponta Grossa mais justa e preparada para o futuro".

CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right