Colégio Agrícola de Guarapuava recebe drone por meio do 'Paraná Competitivo'
O equipamento foi doado pela empresa LongPing High-Tech por meio do programa da Secretaria da Fazenda que estimula empresas a reinvestirem no Estado
Publicado: 15/10/2025, 17:12

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) realizou, nesta quarta-feira (15), uma solenidade especial para assinatura do termo de doação de um drone de pulverização agrícola destinado ao Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Arlindo Ribeiro – Colégio Agrícola de Guarapuava.
O equipamento foi doado pela empresa LongPing High-Tech, por meio do Programa Paraná Competitivo, iniciativa do Governo do Estado que estimula empresas a reinvestirem no Estado por meio de políticas de incentivos fiscais e desenvolvimento econômico, com mediação da Invest Paraná - agência de captação de investimentos do Estado.
O evento contou com a presença do secretário de estado da educação, Roni Miranda, do secretário de estado da fazenda, Norberto Ortigara, do CEO da LongPing High-Tech, Ricardo Eguchi, e do diretora do campus do Colégio Agrícola de Guarapuava, Simone Cristina Loures, além de representantes de secretarias parceiras envolvidas na ação.
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a entrega do equipamento valoriza sobretudo o desenvolvimento das pessoas, e não apenas o avanço tecnológico. “Este reforço na oferta de tecnologia em nossos colégios agrícolas, evidencia os esforços do Governo do Estado na qualificação do ensino técnico, alinhada às novas demandas do futuro do agronegócio”, destaca.
Já o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destaca que a parceria representa o benefício que o programa Paraná Competitivo traz para a sociedade paranaense. “Essa doação mostra na prática o que o Paraná Competitivo representa: parceria entre governo, iniciativa privada e educação. Quando tecnologia e conhecimento chegam às escolas, quem ganha é o futuro do nosso Estado. Investir em inovação é investir em gente, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, destaca o Secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara
De acordo com o coordenador dos Colégios Agrícolas da Seed-PR, Renato Gondin, o CEEP Arlindo Ribeiro foi o agraciado com a entrega do equipamento como forma de reconhecimento ao excelente desempenho da instituição nas atividades práticas de campo, especialmente pela alta produtividade de soja obtida na fazenda-escola, resultado que se destacou entre as demais escolas agrícolas do Estado. O feito demonstra o comprometimento do colégio com a inovação, eficiência produtiva e formação técnica de qualidade.
O diretor-geral do colégio, Piero de Souza Pinto, celebrou o novo recurso como um marco para o ensino técnico agrícola.“O uso do drone de pulverização representa um avanço significativo na formação dos alunos, permitindo contato direto com uma tecnologia cada vez mais presente no campo. Esse equipamento aprofunda o aprendizado técnico, oferecendo experiências práticas em agricultura de precisão e manejo sustentável”, afirmou.
O drone será utilizado nas atividades pedagógicas e práticas de campo, ampliando a capacitação dos estudantes em tecnologias aplicadas ao agronegócio e contribuindo tanto para a melhoria da produtividade nas lavouras da fazenda- escola, quanto para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
PARCERIA - O Programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefa) com apoio da Invest Paraná, é uma política estadual voltada à atração e manutenção de investimentos por meio de incentivos fiscais e apoio estratégico. Criado em 2011, o programa busca fortalecer a economia paranaense, gerar empregos, renda e estimular a inovação tecnológica, conectando o setor produtivo ao poder público.
A LongPing High-Tech, empresa chinesa do setor de sementes pertencente ao Grupo CITIC, chegou ao Brasil em 2017 e se consolidou como uma das principais referências em biotecnologia, produtividade e inovação no agronegócio, especialmente na região Sul. A doação do drone reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a formação de jovens profissionais do campo.
COLÉGIOS AGRÍCOLAS - Atualmente, o Governo do Estado, por meio da Seed, mantém 29 colégios agrícolas que atendem mais de 7,5 mil estudantes em diversas regiões do Paraná. Essas instituições integram a rede estadual de ensino e oferecem formação técnica aliada à educação básica, com cursos que abrangem agricultura, agropecuária, meio ambiente, saúde e tecnologia.
A solenidade de entrega do drone simbolizou os esforços conjuntos em prol da inovação, da sustentabilidade e da qualificação profissional: pilares que fortalecem o ensino técnico agrícola e preparam os estudantes paranaenses para os desafios e oportunidades do futuro do campo.
Com informações: AEN.