Comitê da Bacia do Rio Tibagi elege novos representantes em novembro
No dia 11 de novembro serão escolhidos os representantes do Poder Público e dos usuários dos recursos hídricos. Já no dia 12 ocorre a seleção dos participantes indicados pela sociedade civil organizada
Publicado: 15/10/2025, 15:43

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi se reúne em novembro para selecionar os representantes que vão comandar a gestão 2026-2030 do plenário. Ao todo, serão três encontros remotos com transmissão pelo YouTube, um para cada categoria de representante do colegiado. No dia 11 de novembro, às 9h30, serão escolhidos os 14 representantes do Poder Público e, às 14h30, os 16 usuários dos recursos hídricos. Já no dia 12, novamente às 14h30, ocorre a seleção dos dez representantes da sociedade civil.
A participação de diferentes setores nas reuniões é fundamental para assegurar que as decisões do comitê reflitam os múltiplos interesses e necessidades da região. Por meio do colegiado são discutidas e elaboradas as políticas para a gestão das águas da bacia, com especial atenção às áreas sujeitas a eventos críticos, como a escassez hídrica, além da busca pelo equilíbrio no uso dos recursos naturais.
A agenda está prevista no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro. Para mais informações sobre os comitês, atividades e agenda, visite o site www.iat.pr.gov.br e acesse a aba “Gestão das Águas”.
A área de abrangência do CBH Tibagi é composta total ou parcialmente pelos municípios de Apucarana, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Cambé, Campo Largo, Carambeí, Castro, Congoinhas, Cornélio Procópio, Curiúva, Fátima, Faxinal, Fernandes Pinheiro, Figueira, Guamiranga, Ibiporã, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jataizinho, Leópolis, Londrina, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Nova América da Colina, Nova Santa Bárbara, Nova Sapopema, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Reserva, Rolândia, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São João do Triunfo, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Uraí, Ventania. São, ao todo, 53 municípios paranaenses que fazem parte dessa região.
Para mais informações, e caso tenha interesse em participar do próximo mandato do Comitê, é preciso entrar em contato com a Secretaria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi pelo e-mail comitetibagi@iat.pr.gov.br.
GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.
Com informações: AEN.