Escola Técnica de Ortigueira abre inscrições para 2026
Serão 35 vagas gratuitas para cada turma, em cursos oferecidos para estudantes com ensino fundamental ou médio completos; prazo para inscrição termina no dia 15 de outubro
Publicado: 08/10/2025, 18:05

O Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola de Ortigueira (CEEP), mantido pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Klabin e apoio da Prefeitura Municipal de Ortigueira, está com inscrições abertas para os cursos de Aprendizagem em Técnico de Agronegócio, Manutenção de Máquinas Pesadas, Meio Ambiente, Operações de Máquinas Florestais e Segurança do Trabalho. Todas as formações são voltadas para estudantes que terminaram o ensino fundamental ou médio. As inscrições vão até o dia 15 de outubro e as vagas são gratuitas, porém limitadas, sendo 35 para cada turma. As aulas terão início em fevereiro de 2026.
Os cursos ofertados se dividem em duas categorias:
- Técnico com Ensino Médio: cursos de Agronegócio (integral, de segunda a sexta, das 8h às 17h10), Manutenção de Máquinas Pesadas (integral, de segunda a sexta, das 8h às 17h10) e Meio Ambiente (manhã, de segunda a sexta, das 7h10 às 12h30), com duração de três anos. Os interessados devem ter o ensino fundamental completo.
- Técnico Subsequente: cursos de Operações de Máquinas Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas e Segurança do Trabalho (obrigatório ter 18 anos completos). A duração é de um ano e meio e as aulas ocorrem no período noturno, de segunda a sexta, das 18h45 às 23h10. Os interessados devem ter o Ensino Médio completo.
No caso das formações em período integral, a escola técnica de Ortigueira oferece alojamento gratuito para os alunos menores de 16 anos.
“A escola técnica de Ortigueira forma profissionais de áreas muito requisitadas em termos de emprego não só pela Klabin, mas por várias empresas do setor. É uma comprovação prática de como a formação técnica pode promover o desenvolvimento profissional e gerar riqueza para a comunidade como um todo”, reforça Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Para Sueli Martins, chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, a estrutura e os cursos oferecidos pela escola garantem uma formação integral que possibilita aos jovens ingressar no mundo do trabalho. "A Escola Técnica de Ortigueira se tornou uma referência ao longo dos últimos cinco anos, garantindo o acesso à formação profissional dos estudantes interessados em ingressar nas empresas que atuam na região. Com isso, damos oportunidade de preparação aos estudantes da região para atuar em diversos setores da economia", destaca.
INSCRIÇÃO - Antes de realizar a pré-inscrição, o interessado deve acessar o site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br para fazer o cadastro na plataforma da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e selecionar o curso que pretende realizar no Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira.
Cumprida essa etapa, é necessário realizar a pré-inscrição no formulário disponibilizado nas redes sociais da Escola Técnica de Ortigueira.
Após o preenchimento, o aluno deve entrar em contato com a instituição pelo telefone (42) 99133-2711 para agendar a entrevista. No dia, será necessário levar documentos obrigatórios como RG e CPF do aluno e do responsável legal (se menor de idade), certidão de nascimento ou casamento, cartão SUS, comprovante de residência (contas de luz ou de água), atestado de vacinação atualizado, histórico escolar, declaração de matrícula, boletim e comprovante de benefícios de Programas Federais como o Bolsa Família.
CONHEÇA - A Escola Técnica de Ortigueira, como é conhecida na região, possui uma estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, oficina, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva e área de lazer. O espaço tem capacidade para até 800 estudantes e conta com alojamento exclusivo para alunos inscritos em cursos no formato integral. A instituição recebe verbas federais, estaduais e privadas para sua manutenção.
Desde a inauguração em 2020, o CEEP de Ortigueira recebeu investimentos de R$ 35 milhões da Klabin e do Governo do Estado, com mais de 400 jovens formados pela instituição no período. Destes, 55% foram contratados pela Klabin, sendo que 75% ainda atuam na Companhia. Atualmente, 90% dos estudantes matriculados são de Ortigueira e as mulheres representam 51% das matrículas da instituição. A escola apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.
Com informações da assessoria de imprensa.