Carambeí recebe qualificação sobre doenças gestacionais
Os matriciamentos junto aos municípios vem reforçar o compromisso do Consórcio com a promoção da saúde e do bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Publicado: 08/10/2025, 02:00

Diabetes Mellitus e a toxoplasmose estiveram em pauta nessa segunda-feira (06) durante nova capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) em Carambeí. Equipe da Linha de Atenção Materno Infantil abordou junto a médicos, enfermeiros e coordenação da Atenção Primária (APS) municipal, o diagnóstico, perfil glicêmico, os cuidados no pré-natal e puerpério, bem como orientações para a prevenção quanto a contaminação pelo toxoplasma gondii. “Estamos sempre em contato com os municípios consorciados conversando sobre suas necessidades para novas qualificações”, explicou a enfermeira Eduarda Bueno.
Coordenadora da APS de Carambeí, Adriana Fernandes de Oliveira destacou o momento de interação entre os participantes. “Foi muito produtivo. Um momento para sanar os questionamentos da equipe”, avalia. “O encontro foi um momento aberto para dúvidas e troca de experiências entre os profissionais do município e do consórcio, fortalecendo o trabalho em equipe e a qualificação do cuidado”, completou Eduarda.
Os matriciamentos junto aos municípios vem reforçar o compromisso do Consórcio com a promoção da saúde e do bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ressaltamos a importância das capacitações promovidas pela equipe do Ambulatório Médico de Especialidades junto às equipes da Atenção Primária à Saúde, reforçando nosso compromisso com o cuidado compartilhado entre os diferentes níveis de atenção e com a saúde dos pacientes, em especial das gestantes”, finaliza a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.
Com informações da assessoria de imprensa.