Imbituva recebe selo Susaf-PR e fortalece comércio local | aRede
PUBLICIDADE

Imbituva recebe selo Susaf-PR e fortalece comércio local

O Susaf-PR atesta que o município ou estabelecimento cumpre os padrões sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo a comercialização em todo o Estado

O prefeito Bertoldo Rover esteve presente na Feagro
O prefeito Bertoldo Rover esteve presente na Feagro -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) anunciou nesta sexta-feira (19) a adesão do município de Imbituva ao Susaf (Sistema Estadual Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). É o terceiro município da regional de Irati (Centro-Sul) a receber o certificado de adesão ao sistema. O anúncio foi feito durante a 1ª Feira Agropecuária de Imbituva (Feagro), realizada entre 19 e 21, no Parque Ambiental Municipal.

Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a adesão dos municípios é um passo importante para o fortalecimento da economia paranaense. “A importância não é apenas entregar o certificado para o município, mas também proporcionar o Susaf para as agroindústrias de Imbituva, para que haja o crescimento de mercado, saindo dos 30 mil habitantes da cidade para os 11 milhões em todo o Paraná”, afirmou.

Para a secretária da Agricultura e Pecuária de Imbituva, Cristiane Tabarro Borgo, a adesão ao Susaf contribui diretamente com o projeto de desenvolvimento da cidade. “Nosso apoio à verticalização da produção das agroindústrias familiares é muito forte e faz parte do nosso planejamento estratégico, então a adesão é a cereja do bolo, por ampliar as possibilidades e comercialização”, disse.

INSPEÇÃO MUNICIPAL – Logo após a entrega do Susaf, Imbituva teve o reconhecimento da primeira agroindústria com adesão ao Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA). A Embutidos Kostecki recebeu o certificado do SIM-POA durante o evento, sendo oficialmente a primeira agroindústria do município com a conquistar o status.

O produtor rural Paulo César Kostecki, dono da empresa, disse que o próximo passo é conseguir o selo Susaf e falou sobre a importância da certificação, principalmente para conseguir alcançar mercados de toda a região. “É importante ter essa liberdade, para além dos limites de Imbituva”, afirma. “Mas não queremos produzir em uma escala muito grande, o importante é focar no produto artesanal, na qualidade e na diversificação das nossas atividades”.

FEAGRO – A programação da primeira edição da Feagro não se limita ao anúncio. Durante o evento também haverá a adesão do município ao Projeto Sementes da Mudança: Juventude, Campo e Sustentabilidade, uma palestra da pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) Laís da Silva Pontes, que abordará os avanços na pesquisa em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Estado e a promoção do 2° Encontro Regional de Mulheres do Campo.

No local também acontece a venda de produtos provenientee da agricultura familiar da região. Além disso, uma exposição de tratores antigos e equipamentos agrícolas está acontecendo no mini-museu do Agro. Por fim, a feira ainda proporciona a discussão de negócios e reúne diversas atrações culturais e musicais para o público.

ESPECIALIDADE REGIONAL – O Município de Imbituva é conhecido pela produção de tabaco, sendo o sétimo maior produtor da cultura no Paraná. A principal atividade econômica da região é a indústria de processamento de madeira e produção de calçados, especificamente os utilizados como Equipamento de Proteção Individual (EPI), itens essenciais para a garantia da segurança do trabalho.

SUSAF – O Susaf-PR atesta que o município ou estabelecimento cumpre os padrões sanitários exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo a comercialização em todo o Estado. Criado em 2013 e regulamentado em 2020, o certificado garante a qualidade sanitária e fortalece o desenvolvimento das agroindústrias familiares. Atualmente, 193 municípios já integram o sistema, seja de forma independente ou por consórcios, e 142 agroindústrias estão cadastradas.

Com informações: AEN.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right