Festival da Primavera em Castro terá segunda maior Copa de Balonismo do Brasil
Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro será a segunda maior competição desta natureza do Brasil
Publicado: 10/09/2025, 15:38

Castro, nos Campos Gerais, de sexta-feira (12) a domingo (14) será palco de um dos principais eventos de balonismo do Brasil. Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro se torna a segunda maior competição desta natureza no país, atrás somente de um evento que acontece no Rio Grande do Sul (RS). O campeonato faz parte do Festival da Primavera, organizado pela primeira vez pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e com apoio do Viaje Paraná.
Realizado na Castrolanda Expo Center, os balões serão os principais destaques da programação e, para aproveitá-los, as opções são muitas: voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo limitadamente até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres, balões instagramáveis, show de luzes com balões e, claro, a etapa competitiva.
O Festival da Primavera vai ser um grande evento com música, gastronomia, balonismo e muitas outras atividades. É uma oportunidade para atrair turistas, fomentar o fluxo do território dos Campos Gerais e trazer cada vez mais resultados positivos à população, por meio desse setor", disse o secretário do Turismo do Estado, Leonaldo Paranhos.
Com sete categorias, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro reúne balões cativos e de voo livre. A realização das provas começa com um dossiê dos técnicos, que avaliam as condições climáticas e do vento, orientando sobre onde alçar voo, qual horário, possíveis manobras que podem ser feitas e demais aspectos.
A partir das orientações e informações em tempo real, um responsável define quais serão as modalidades praticadas no evento. Os 50 balões representam cinco aeronaves cativas fixas e outras 45 livres, conduzidas pelos competidores, entre paranaenses e de diversas partes do Brasil. Além de pilotos estaduais, participam competidores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Bahia, muitos deles campeões nacionais e de renome mundial.
As modalidades são: “Fly In”, quando os competidores voam para um alvo comum, determinado pelo juiz, e o que jogar sua marca mais próximo do alvo vence; “Fly On”, quando é declarado o próximo destino em voo e quem atingir a menor distância do alvo declarado será o vencedor; “Caça Raposa”, quando um balão decola sozinho e, após um determinado tempo, os outros balões sobem e procuram seguir o mesmo percurso, sendo o vencedor aquele que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou; entre outras.
“O turismo é um setor que caminha junto e sempre está em sintonia com outras atividades. Além da programação do Festival de Primavera, que reúne gastronomia e música, o Turismo Esportivo paranaense se beneficia do Campeonato de Balonismo, uma vez que competidores de todo o Brasil vão se reunir no Paraná, movimentando os hotéis e toda a cadeia de serviços dos Campos Gerais”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
COPA DE BALONISMO – A competição será com toda a segurança necessária, uma vez que qualquer balão com atividade no Estado é obrigado a passar pela vistoria da Federação Paranaense de Balonismo para receber a carta de autorização de uso de aeronave.
Além disso, é fiscalizado se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo negada a autorização para os voos com falta de documentos, tanto para livres quanto para cativos. Além disso, eventos desta natureza em um município só podem ser realizados com a chancela da Federação, uma garantia a mais de segurança.
A expectativa é de realizar cinco voos competitivos, sendo o primeiro às 16h30 da próxima sexta-feira (12). As outras provas acontecem no sábado e no domingo (13 e 14), pela manhã e à tarde. Para serem realizadas, todas as provas estão condicionadas às condições climáticas avaliadas em tempo real pelas equipes de segurança e especialistas.
A ideia, de acordo com Lucas Chemin, diretor de Eventos da Federação Paranaense, é ultrapassar o número de pontos realizados na prova da etapa nacional da Copa de Balonismo, que teve 16 mil pontos. “O campeão é definido por meio de um cálculo feito em um software, que distribuí pontuações cumulativas de 0 a 1000 aos competidores, com base em seus desempenhos nas atividades. Tudo depende da modalidade, algumas calculam com base em quem chegou mais perto de um alvo pré-definido, então é bem variado”, explicou.
PROGRAMAÇÃO – O primeiro Festival da Primavera vai movimentar os Campos Gerais com uma programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado.
O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, irão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições. O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná.
Também haverá tendas para orientações sobre doação de sangue e órgãos e uma ação de vacinação em parceria com o município.
Confira a programação completa:
DIA 12 (SEXTA)
13h – Abertura dos Portões (exposições diversas, atividades culturais e esportivas, Festival Gastronômico e distribuição de mudas);
16h – Abertura Oficial (Cerimônia de abertura do evento, Apresentação Banda de Fanfarra de Castrolanda e Voo de Abertura com Decolagem Coletiva);
19h30 – Apresentação Dupla sertaneja Thiago & Cristiano de Castro.
DIA 13 (SÁBADO)
8h – Abertura dos Portões;
Espaço Cultural e Esportivo (oficina de maquiagem, contação de histórias e oficina de Pintura);
14h30 – Apresentação Grupo de Dança de Castro;
16h30 – Apresentação Show Samba e Pagode – Ciro Moraes e Banda;
18h30 – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar.
Arena Balões
8h - Voo Cativo;
9h - Voo Cativo;
14h - Voo Cativo;
15h - Balões inflados no chão para demonstração (público pode adentrar nos balões inflados no chão);
16h30 - Voo com Decolagem Coletiva – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo;
16h30 - Balões estacionários para demonstração;
19h – Carreata de Fogo pelas vias próximas e internas do local que será realizado o evento (balões iluminando com maçaricos);
20h – Night Glow Show.
DIA 14 (DOMINGO)
8h – Abertura dos Portões;
Espaço Cultural e Esportivo (Oficina Jogos Teatrais, apresentação João Marcos & Alexandre , espetáculo de Circo a Fonte Mágica e contação de Histórias);
17h – Apresentação Show da Banda da Polícia Militar.
Arena Balões
8h - Voo Cativo;
9h - Voo Cativo;
14h - Voo Cativo;
15h – Balões inflados no chão para demonstração (público pode adentrar nos balões inflados no chão);
16h30 - Voo Final com Decolagem Coletiva;
16h30 - Balões estacionários para demonstração;
18h30 – Entrega de Premiações – Etapa da Copa Paranaense de Balonismo.
Com informações de: Agência Estadual de Notícias.