Regional de Saúde de Ponta Grossa recebe oficinas sobre saúde mental | aRede
PUBLICIDADE

Regional de Saúde de Ponta Grossa recebe oficinas sobre saúde mental

A ação ocorreu em Ponta Grossa no Centro Municipal da Mulher, espaço em que o CimSaúde realiza os atendimentos do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios

Estiveram presentes integrantes da equipe da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE)
Estiveram presentes integrantes da equipe da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com enfoque na otimização dos serviços de saúde mental, a 3ª Regional de Saúde (3ªRS) iniciou na última semana as primeiras oficinas do PlanificaSUS para a Linha Prioritária da Saúde Mental. A ação ocorreu em Ponta Grossa no Centro Municipal da Mulher, espaço em que o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realiza os atendimentos do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios, o Qualicis. “Neste ano, a Linha de Cuidado em Saúde Mental foi definida como prioritária para todas as Regionais de Saúde do Estado do Paraná”, contou a tutora do PlanificaSUS da 3ªRS, Fabiane Bamberg.

Estiveram presentes integrantes da equipe da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), composta por médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicologia, assistente social, enfermeira e a ponto de apoio. “Tivemos trocas sobre a importância da exploração territorial e o dever da equipe do AAE em conhecer esse território da Atenção Primária à Saúde (APS) para melhor articular o compartilhamento de cuidado dos pacientes”, esclareceu a enfermeira do CimSaúde, Sabrina Dátola.

No encontro, foram realizadas as Etapas 1 e 2 do Planifica, que envolvem a Organização da Linha de Cuidado em Saúde Mental, e a Territorialização. “Nosso objetivo foi compreender a organização da linha de cuidado a partir do território da APS e AAE”, destacou Fabiane.

O PlanificaSUS é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. O Programa é desenvolvido com base na metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, e tem como objetivo organizar os processos de trabalho nas Unidades de Saúde, com foco nas necessidades dos usuários, promovendo um cuidado mais resolutivo e centrado na pessoa.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right