Alunos da região propõem inovação e sustentabilidade na cadeia do leite | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da região propõem inovação e sustentabilidade na cadeia do leite

Os estudantes tiveram que desenvolver projetos com a temática: “Como podemos aumentar a rentabilidade das propriedades de leite"

Evento reuniu 49 alunos dos colégios agrícolas da região dos Campos Gerais
Evento reuniu 49 alunos dos colégios agrícolas da região dos Campos Gerais -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Ideathon do Sistema FAEP realizou sua segunda edição em 2025, em Castro, nos Campos Gerais, no último sábado (9). Ao todo, 49 estudantes de cinco colégios agrícolas da região foram desafiados com um tema revelado apenas no dia, que estimulou ideias na área de aumento de rentabilidade e incentivo à permanência dos jovens no campo.

Neste ano, o Sistema FAEP realiza mais seis Ideathons, em Guarapuava, Santa Mariana, Diamante do Norte, Francisco Beltrão, Palotina e Irati. O Ideathon do Sistema FAEP é realizado em parceria com o Sebrae-PR e com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed).

Em Castro, o tema imposto aos alunos envolveu a principal atividade agropecuária da região: a pecuária de leite. Os estudantes tiveram que desenvolver projetos com a temática: “Como podemos aumentar a rentabilidade das propriedades de leite, com soluções inovadoras e sustentáveis que valorizem o trabalho do produtor e incentivem a permanência dos jovens no campo?”

“Esta edição contou com um nível técnico excelente. Os alunos dos colégios agrícolas estão no caminho para dar continuidade ao desenvolvimento do agronegócio no nosso Estado. Esse é um dos nossos objetivos com o Ideathon, incentivar os jovens a enxergarem no agro um caminho de sucesso para o futuro profissional”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Diferentemente de outras edições, as equipes do Ideathon de Castro foram formadas por alunos da mesma instituição. Dessa forma, o Ideathon proporcionou uma competição entre os colégios participantes: CEEP Olegário Macedo (Castro, sede do evento) CEEP Augusto Ribas (Ponta Grossa), CEEP Florestal e Agrícola de Ortigueira (Ortigueira), CEEP Agrícola da Lapa (Lapa) e CEEP Agrícola Getúlio Vargas (Palmeira).

“O CEEP Olegário Macedo conta com uma estrutura que proporcionou um dia produtivo aos participantes. Cada colégio destinou dois professores para acompanhar seus alunos e, como eles já tinham conexão com o grupo, as ideias foram qualificadas. Além disso, o fato de os estudantes já terem contato com o agro facilitou a proposta de ideias inovadoras e com potencial de, no futuro, se tornarem negócios”, avalia Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

A diversidade de temas também chamou a atenção do técnico, que elogiou a postura dos estudantes durante o encontro. “Foi possível perceber que os participantes eram interessados, proativos, com um perfil de quem realmente quer colocar a mão na massa. O futuro da agropecuária em boas mãos”, parabeniza Sartorelli.

Ao longo do evento, os trabalhos passam por diversas fases de maturação. Em cada etapa, um grupo de mentores, formado por professores e profissionais ligados à temática, faz orientações às equipes. No fim, uma banca avalia os melhores projetos e define os vencedores, que ganham como prêmios troféus, medalhas, uma viagem técnica para Curitiba e uma mentoria do Sebrae para analisar a possibilidade de transformar a ideia em um negócio.

Com informações: Sistema FAEP.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right