Campeã de Gado Jersey Adulto no Agroleite destaca qualidade e genética
O juiz responsável pelo julgamento ressaltou a qualidade das fêmeas apresentadas
Publicado: 08/08/2025, 09:56

A quinta-feira (07) foi marcada por mais uma rodada de julgamentos de alto nível técnico na Arena Agroleite. Entraram em pista os animais da Raça Jersey Adulta, da Holandesa Preta e Branca Jovem e os participantes da Copa dos Apresentadores reforçando o compromisso dos criadores com a qualidade genética, longevidade e profissionalismo no manejo.
Na parte da manhã, o julgamento da Raça Jersey Adulta elegeu como grande campeã do dia a vaca NANDA CELEBRITY AVISTOSO, do expositor CARLOS JACOB WALLAUER, de Salvador do Sul (RS). O juiz responsável pelo julgamento ressaltou a qualidade das fêmeas apresentadas, destacando a longevidade e a excelência do sistema mamário da campeã.
A Reservada da Grande Campeã foi a vaca VICK WHODAT DO BLASIUS, do expositor e criador BATISTA E RAFAEL BLASIUS, de Braço do Norte (SC). Já a Terceira Melhor Vaca ficou com a vaca GEMA SOFIA QUESTÃO DETECTIVE, do expositor e criador, GERZY ERNESTO E ANGELA MARASCHIN, de Santa Rosa (RS).
JOVEM PRETA E BRANCA - Durante a tarde, foi a vez das jovens fêmeas da Raça Holandesa Preta e Branca (HPB). A campeã foi BUR JR. JAX RINA 5561, do expositor FRANK HENDRIK DE BOER, de Castro (PR). A avaliação considerou atributos como estrutura corporal, postura e capacidade leiteira, características fundamentais para o desenvolvimento produtivo das futuras matrizes.
A Reservada da Grande Campeã foi a vaca BUR JR. DYNASTY HEBRAICA 5158 TE, do expositor e criador HENDRIK DE BOER, de Castro (PR). Já a Terceira Melhor Vaca ficou com a vaca C.R.A. ALLIGATOR NELY 2817 TE, apresentada por ROBERT SALOMONS, de Castro (PR).
COPA DOS APRESENTADORES - Encerrando a programação, a tradicional Copa dos Apresentadores valorizou o trabalho dos condutores de animais, que demonstraram preparo, técnica e conexão com os animais durante a condução em pista. A primeira categoria da classificação geral do infanto-juvenil, idade de 8 a 11 anos, o primeiro colocado foi Daniel Francisco Los, da Fazenda Fini, de Castro (PR).
Na categoria Júnior, de 12 a 14 anos, o vencedor foi Davi Luiz do Nascimento Machado, da Fazenda Ana Thalea, de Castro (PR). E da categoria Sênior, de 15 a 21 anos, o ganhador foi Matheus Lambert Hoogerheide, da Fazenda Rino, de Carambeí (PR).
Os julgamentos seguem na sexta-feira (08) com o Clube de Bezerras, Fraldinha, Raça Holandesa P&B Adulta, Premiação Torneio Leiteiro, Vaca do Futuro e a aguardada disputa da Campeã Suprema das Raças Agroleite 2025.
O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, acontece entre os dias 05 a 08 de agosto em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição em que comemora 25 anos, o evento contará com mais de 350 expositores, um crescimento de mais de 10% em relação à edição de 2024. A Castrolanda, realizadora do evento, espera um público estimado de 160 mil visitantes durante os quatro dias de exposição. O evento é aberto ao público e gratuito.
SOBRE - A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial foi fundada por imigrantes holandeses em 1951, no município de Castro-PR. A primeira atividade econômica dos imigrantes e da cooperativa foi a pecuária leiteira, que tornou-se uma referência para todo o Brasil.
A partir da década de 1970 outras atividades começaram a ser desenvolvidas pelos cooperados. Hoje a Castrolanda atua em quatro cadeias de negócios: agrícola, carnes (suínos e ovinos), leite e batata, com unidades nos estados do Paraná, São Paulo e Tocantins.
A Castrolanda tem como missão gerar valor aos seus mais de 1200 cooperados, proporcionando segurança e conveniência para que possam focar no mais importante: produzir. A cooperativa acredita na união entre todos para avançar e desenvolver as famílias dos cooperados e toda a sociedade.
Das assessorias