Ratinho Jr. visita Agroleite e anuncia investimentos para a região
Chegada do Governador na edição, realizada em Castro, está prevista para às 9 horas da manhã
Publicado: 06/08/2025, 15:38

O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) é presença confirmada na edição da Agroleite de 2025. Nesta quinta-feira (7), Ratinho Jr. estará em Castro, capital nacional do Leite, para prestigiar o evento, conversar com produtores e lideranças da região, além de anunciar novos investimentos em infraestrutura para os Campos Gerais. A sua chegada está prevista para ocorrer a partir das 9 horas da manhã.
A presença do Governador do Paraná prestigia uma edição que representa um grande marco em sua realização. Neste ano, a Agroleite celebra os 25 anos de evento, reforçando ainda mais o protagonismo que a cidade de Castro e o estado do Paraná representam na produção leiteira nacional.
Ao longo de sua estadia na Agroleite, o Governador deve anunciar uma série de investimentos em infraestrutura para a região. Os principais pontos que devem ser abordados pelo líder do governo estadual são: as continuidades das obras realizadas na Estrada do Socavão, uma grande necessidade para o desenvolvimento da região; e a destinação de recursos por parte da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cujos investimentos permitirão a aquisição dos equipamentos modernos necessários no futuro Laboratório do Leite.
A MAIOR BACIA LEITEIRA DO PAÍS - A cidade de Castro, conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Leite, possui a maior bacia leiteira do país. Na cidade são produzidos aproximadamente 484 milhões de litros de leite anualmente. Esta produção no município é primordial para que o Paraná se posicione como o segundo maior produtor de leite no país, ficando atrás somente de Minas Gerais.
Em 2024, por exemplo, o Paraná produziu 4,6 bilhões de litros de leite. Convertendo em reais, o valor bruto de produção realizado pelo estado com o produto foi superior a R$ 12,1 bilhões.
A importância da cidade para a produção leiteira do estado é um ponto sempre ressaltado pelo governador Ratinho Júnior. Em outras oportunidades, o líder já chegou a denominar Castro como a ‘Meca do Leite’ título dado em referência a cidade saudita de Meca, considerada a capital e local mais sagrado da religião islâmica, atraindo milhões de devotos há séculos. "O Paraná é a segunda bacia leiteira do Brasil. Castro é a maior bacia leiteira do nosso Paraná. [...] Nós vamos montar a 'Meca do Leite'. Tudo em derivado de leite, esse parque tecnológico vai produzir”, comentou o Governador em fala durante o anúncio do Parque Tecnológico do Leite, um importante empreendimento anunciado em agosto de 2024 que, segundo a fala de Ratinho Jr., irá fomentar ainda mais a pesquisa, inovação e também a produção do produto no campo.
AGROLEITE 2025 - A Agroleite é um evento realizado há 25 anos na cidade de Castro, servindo como grande vitrine para o poder da produção estadual e também para os resultados obtidos com estes números, como investimentos, tecnologias e avanços alcançados na área.
O evento é uma realização da Castrolanda, ocorrida em parceria com o Governo do Estado do Paraná e também com a Prefeitura Municipal de Castro. Além disso, a edição de 2025 conta com o apoio de 131 empresas patrocinadoras.
A abertura da edição de 2025 ocorreu na terça-feira (5), onde se destacou o ‘Painel da Mulher Cooperativista.’ O tema do painel ‘Você nasceu para dar certo’ lotou a Arena Conexão do Agroleite durante o período da tarde.
Ministrada pela jornalista e mentora em comunicação Sirlei Benetti, fundadora do portal SouAgro.net, a palestra abordou principalmente a corresponsabilidade e a autoconfiança.
Na sexta-feira (8), outra grande atração ocorre no Fórum de Agricultura. Na data, o ex-ministro de economia, Paulo Guedes, ministra a palestra “Impactos do cenário global e nacional no agronegócio brasileiro”. O evento está previsto para iniciar a partir das 10h30 da manhã na Arena Conexão, localizada no Plenária Principal da Agroleite.
Outra grande atração desta edição de 2025 é o Torneiro Leiteiro. Este evento consiste na realização de oito ordenhas de terça a quinta, no Pavilhão Agroleite. O objetivo é a promoção de disputas que medem a produtividade por volume nas categorias 'vaca jovem' e 'vaca adulta'.
PRESENÇAS DE LIDERANÇAS - Além da participação do governador do Paraná e também do ex-ministro da economia, a edição de 2025 do Agroleite contou com a presença de prefeitos dos Campos Gerais, como Reinaldo Cardoso (MDB), de Castro; Elizabeth Schmidt (União), de Ponta Grossa; Elisangela Pedroso (PL) de Carambeí; e dos secretários Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Valdemar Bernardo Jorge (Justiça e Cidadania), por exemplo.