Lula estará em Ortigueira para anúncio de assentamento | aRede
PUBLICIDADE

Lula estará em Ortigueira para anúncio de assentamento

O presidente da República estará no município em 16 de maio, uma sexta-feira. O prefeito Ary Mattos se reuniu com o deputado Arilson Chiorato (PT) para preparar uma recepção ao presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta terça-feira (4) o avanço do Produto Interno Bruto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta terça-feira (4) o avanço do Produto Interno Bruto -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Ortigueira no próximo dia 16 de maio. A visita vai oficializar a criação de um assentamento de mais de 400 famílias na comunidade Maila Sabrina, localizada no limite entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, na região Centro-Sul dos Campos Gerais. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Educação, Walter Souza.

Ary Mattos em reunião com o deputado estadual Arilson Chiorato
Ary Mattos em reunião com o deputado estadual Arilson Chiorato |  Foto: Divulgação.

A conquista das famílias camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chega após 22 anos de luta pela Reforma Agrária. A área de 10.500 hectares era conhecida como fazenda brasileira e, antes de ser ocupada, servia para a criação de búfalos e estava em estado de degradação ambiental intenso. Hoje é território de vida digna para mais de 1600 pessoas, com grande diversidade de produção, com cultivo de grãos, hortaliças, verduras e frutas, pequenas criações de animais e também produção orgânica.

O prefeito Ary Mattos (PP) esteve em reunião com o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), em Curitiba, para planejar uma recepção ao presidente na cidade.

COMUNIDADE - O início da construção da comunidade foi com a ocupação de uma pequena parcela do latifúndio, em 2003, batizada de acampamento Che Guevara. No dia 16 de julho de 2005, com a ampliação do número de famílias, a ocupação avançou para a sede central da área. Em janeiro de 2006, por decisão coletiva, a comunidade passou a se chamar Maila Sabrina, em homenagem a uma criança sem terra que faleceu no acampamento vítima de doença crônica.

A educação é garantida no próprio local, com a Escola Itinerante Caminhos do Saber, que atende 200 estudantes e emprega 20 funcionários. As crianças que antes percorriam 40 quilômetros diariamente para estudar, hoje têm acesso à educação de qualidade em sua própria comunidade. As estruturas de madeira, o jardim e toda a escola foram erguidas pela própria comunidade.

O trabalho em mutirão, a organização de recursos próprios e também com apoio das prefeituras de Ortigueira e Faxinal garantiram a construção de espaços comunitários amplos, para atender a demandas locais: salão e churrasqueira, quadra de esportes, Unidade Básica de Saúde, academia ao ar livre, campo de futebol, lanchonete, mercado e igrejas.

A comunidade também fez parte do período de resistência na Vigília Lula Livre, em defesa da inocência do presidente. “Além de ser uma conquista do povo da comunidade, é uma vitória do MST, é uma vitória da democracia que tirou o Lula da cadeia e colocou ele como presidente”, garante Jocelda. Nas eleições de 2022, a comunidade comemorou o fato de ter 100% dos votos para Lula na urna local.

Para compreender a desigualdade fundiária – quanto mais perto do valor 1, maior é a desigualdade no campo. A média do índice de Gini nos municípios do Paraná é de 0,688, sendo a mais alta de 0,915 em Adrianópolis (mais desigual) e a mais baixa 0,397 em Paranapoema (menos desigual). Ortigueira e Faxinal tem o valor acima da média do estado, 0,77 no primeiro e 0,789 no segundo. Os dados fazem parte do estudo técnico intitulado Comunidade Maila Sabrina, território consolidado: indicadores e análise, produzido pelo projeto PLANTEAR – Planejamento Territorial e Assessoria Popular, da Universidade Federal do Paraná.

AGENDA - Anteriormente, a visita de Lula ao assentamento seria realizada em 30 de abril, porém, devido à viagem do presidente para o funeral do papa Francisco, o encontro teve de ser reagendado. Na data, toda a agenda presidencial foi transferida.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right