Reserva se torna referência em capacitação sobre políticas para mulheres
Entre as conquistas mencionadas, Reserva foi um dos primeiros municípios do Paraná a organizar uma conferência exclusiva para discutir as políticas para mulheres em 2023
Publicado: 22/04/2025, 17:53

Na última quarta-feira (16), terminou em Ponta Grossa, o primeiro encontro regional de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as mulheres, promovido pelo Governo do Estado. Durante dois dias, a iniciativa reuniu representantes de 17 dos 20 municípios da macrorregião, sendo que Reserva desempenhou um papel de destaque.
A vice-prefeita Ana Maria Pachalki e a diretora do Departamento da Mulher, Família, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Adriele Sibelski Kuniski, participaram do evento, com Sibelski apresentando os avanços significativos alcançados por Reserva nos últimos anos durante uma palestra de 20 minutos, destacando o trabalho conjunto entre as secretarias municipais.
“Quero parabenizar a secretária Leandre e todos os envolvidos na organização deste espaço de troca de experiências e ideias. Além disso, agradecer pela oportunidade de Reserva compartilhar suas ações. Enfrentamos desafios crônicos e históricos, mas avançamos consideravelmente e já estamos colhendo frutos”, disse a vice-prefeita Ana Maria Pachalki.
Entre as conquistas mencionadas, Reserva foi um dos primeiros municípios do Paraná a organizar uma conferência exclusiva para discutir as políticas para mulheres em 2023. Este ano, uma segunda edição está agendada para 6 de junho. O município também criou um conselho próprio, independente e ativo para reforçar suas iniciativas.
Um dos destaques lembrados foi o projeto "Costurando Sonhos", realizado em 2024, que capacitou 120 mulheres com um curso profissionalizante de corte e costura, oferecendo a muitas delas seu primeiro certificado e promovendo transformação social. O projeto será retomado com a Casa da Mulher, uma nova instituição no bairro São Francisco que está sendo reformada com recursos municipais de R$ 300 mil, destinada a oferecer múltiplos serviços e apoios.
Além de atender mulheres em situação de violência, o poder público visa quebrar ciclos de vulnerabilidade por meio de capacitação e autonomia financeira. O projeto "Despertar", com oficinas de artesanato e bordado, ampliou o alcance das ações nas áreas rurais, complementando os esforços de outras secretarias. Com essas e outras iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso com políticas públicas eficazes, buscando consolidar a posição como referência na macrorregião.
Com informações da assessoria de imprensa.