Base do Samu é inaugurada em Ventania; cidade terá ambulância | aRede
PUBLICIDADE

Base do Samu é inaugurada em Ventania; cidade terá ambulância

Nova Base do Samu atenderá a população do município e amplia a descentralização dos serviços nos Campos Gerais

Evento de inauguração do espaço foi nessa terça
Evento de inauguração do espaço foi nessa terça -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foi inaugurada na última terça-feira (19) a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ventania. Na semana passada, Ipiranga também ganhou uma nova base. As inaugurações fazem parte do plano de regionalização do Samu nos Campos Gerais. Todo o serviço nesta região é gerido pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU), que reúne todos os municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Paraná.

O Município de Ventania passa a contar com uma ambulância de suporte básico do SAMU, tripulada por uma equipe composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas, que trabalham em turnos para atender a população 24 horas por dia, todos os dias.

Para o Prefeito José Luiz Bittencourt (“Zélio”), a Base do Samu era um sonho, que se tornou realidade. “Inauguramos mais uma obra, que vem trazer à população de Ventania mais conforto, mais segurança na saúde”, anseia. “Queremos o progresso dessa cidade, amamos Ventania. O progresso é a maior alegria! Saúde é essencial e trabalhamos para que a população seja atendida da melhor forma. Queremos que Ventania, cada vez mais, seja muito bem-vista por todos”, garante. E cumprimenta a Presidente, Prefeita Elizabeth e toda a equipe, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido frente ao CIMSAMU.

“Lutamos para ter o SAMU, principalmente o Prefeito Zélio e a Vice-Prefeita Ione, e hoje estamos com esta importante entrega, a Base do SAMU. Uma data que devemos deixar marcada na história”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Bahnert de Camargo. “O SAMU é um importante serviço para a cidade e vamos desenvolver um trabalho junto à população no sentido de passar as informações de quando ligar para o 192, em que momento o cidadão deve acioná-lo”, pontua. “Estamos integrados com a Secretaria de Educação, SAMU e Secretaria de Saúde para levar as informações à população, nas escolas e por toda a cidade”, acrescenta. “Eu costumo dizer que o custo da saúde não é custo, é investimento. Quando se fala em salvar uma vida, não medimos esforços e portanto firmamos parceria com o CIMSAMU”, finaliza.

“Ventania está, realmente, fazendo história. Em 2017, Ventania assinou e participou do protocolo de intenções da constituição do CIMSAMU. Em 2020, fez a adesão e, em 2022, passou a ser coberta, pela Central de Regulação de Urgências, com acesso aos serviços de Regulação médica, de transporte com unidade de suporte avançado terrestre e aéreo. E a partir de hoje, passa a ter acesso também ao atendimento pré-hospitalar de urgência, através do 192 disponível à população.”, conta a Presidente do CIMSAMU e Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. “Todos nós sabemos que o atendimento pré-hospitalar, ou o primeiro socorro numa ocorrência, pode fazer a diferença na vida da vítima. Os profissionais atuam para prestar atendimento rápido e eficiente, além de transportá-la para uma unidade de pronto atendimento ou unidade hospitalar.”, destaca. Ela complementa que com a implantação em Ventania, o CIMSAMU completa 24 Bases Descentralizadas, 35 ambulâncias e mais de 500 profissionais atendendo os 28 municípios consorciados.

Equipe é composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas
Equipe é composta por cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores socorristas |  Foto: Divulgação Assessoria
  

A vereadora Antoniela Aparecida Oliveira também agradece à equipe de socorristas e condutores socorristas presentes na inauguração: “Digo para vocês, que estão aqui, que Deus os proteja, que sempre estejam prontos para atender qualquer pessoa que precise”. Ela elogia, ainda, os profissionais do município. “Temos profissionais excepcionais, sempre dispostos a atender, a correr atrás”, diz. “O primeiro projeto para o SAMU, eu estive presente na votação e votamos a favor. Hoje como vereadora estamos juntos inaugurando esta obra, um feito para o nosso município”, relata.  

O vereador Paulo Sérgio também esteve presente na inauguração, representando o Poder Legislativo do município. “Sabemos do esforço do Legislativo e da Prefeitura Municipal para atender a nossa comunidade, com obras e serviços públicos que melhorem a vida da nossa população. O SAMU vai atender da melhor forma possível a demanda da saúde”, garante. “A gente tem a certeza de que a pessoa que é bem atendida está com disposição para conversar, se divertir, trabalhar”, acrescenta.

“Um momento como esse, vermos um componente como este, extremamente importante para a Rede de Atenção à Saúde em um município pequeno como Ventania é um passo enorme, vitorioso e, principalmente, corajoso”, elogia o Diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco.

“Parabenizo Ventania pelo investimento em prol da população e pela luta que se estende por vários anos. Isso é demonstrar o comprometimento dos gestores do município com a população. É um serviço essencial para a população. O SAMU vem somar ao atendimento nas rodovias e no município. O SAMU vem forte, vem para ficar”, garante o representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) do Paraná e apoiador do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (CRESEMS), Francisco Leônidas Carneiro Júnior.

A Diretora do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), Scheila Mainardes, conta que participou em 2017, juntamente com os secretários municipais de saúde, da construção do Plano de Ação Regional para implantação do SAMU na região dos Campos Gerais. Ela acrescenta, ainda, que as ambulâncias são fornecidas pelo Ministério da Saúde a partir deste plano, com base em estudos técnicos e parâmetros do próprio Ministério da Saúde, e com aprovação pela esfera Regional, Estadual e Federal. Depois, em 2018, participou da formatação do Consórcio para a gestão do SAMU na região. Ela explica que a implantação do SAMU no Município garante à população um atendimento mais ágil e eficaz em casos de urgência. “Isso inclui situações como acidentes de trânsito, mal súbito, trauma, crises convulsivas, infarto, AVC, queimaduras graves, dentre outros casos em que haja risco à vida ou sofrimento da vítima”, destaca.

A Diretora Técnica do CIMSAMU, Dra Kelly Chi Kravchychyn destaca em quais casos é necessário acionar o SAMU: acidentes com vítimas; afogamentos; choque elétrico; problemas cardiorrespiratórios; intoxicação por produtos químicos, medicamentos, venenos e outros; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto; tentativas de suicídio; desmaios; pressão alta e dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; suspeita de AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial); suspeita de infarto (dores no peito de início súbito com irradiação); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento e/ou desabamento; crises convulsivas; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. “A população de Ipiranga, agora, deve acionar o atendimento pré-hospitalar para os casos citados apenas pela linha 192, cujas ligações são gratuitas e que conta com profissionais capacitados para prestar a melhor orientação e, se necessário, encaminhar atendimento das ambulâncias”, reforça. O SAMU atua também na transferência inter-hospitalar de doentes graves, porém, neste caso, a solicitação é feita exclusivamente pela instituição hospitalar. 

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE