Caravana dos Reis Magos começa nesta sexta-feira em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Caravana dos Reis Magos começa nesta sexta-feira em Castro

Caravana visita igrejas e casas nesta sexta-feira (05) e no sábado (06); 'Reis Magos' completa 111 anos em Castro

Os três reis: Marcos, Jauri e Jamil
Os três reis: Marcos, Jauri e Jamil -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em Castro, uma tradição que atravessou o século, a Caravana dos três Reis Magos, completa 111 anos de apresentação em janeiro de 2024. Por duas noites seguidas, nesta sexta-feira (5) e no sábado (6), a comitiva formada por 34 pessoas distribuídas entre coralistas, músicos tendo à frente os três Reis Magos - (Marcos Renê Marques) Baltasar, (Jauri Matoski) Melquior e (Jamil Prestes Santos) Gaspar - vão visitar igrejas, asilo, capelas e nove residências previamente escolhidas. Entre os templos religiosos que vão receber a Caravana estão a Paróquia São Judas Tadeu, a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova, e a comunidade Santa Rita, no Tronco. Já entre as residências, em um total de nove, duas delas - localizadas no distrito de Vila Rio Branco - irão receber a visita da comitiva pela primeira vez.

O início dessa tradição secular data de 1913. A Caravana era formada por 12 homens, liderados, à época, por Deolindo Correia. Ligada a Epifania do Senhor, festa católica celebrada em 6 de janeiro, a Caravana dos Reis era a reunião desses homens, que percorriam as casas e ruas, levando a mensagem do nascimento do menino Jesus, com suas cantorias. Nas casas visitadas, a comitiva era recebida com festa, bebidas e muita comida.

Arlindo Correia, também foi outro incentivador e coordenador dessa tradição, por mais de meio século. De acordo com Nilceia Maria Zens, que hoje coordena o grupo, desde 1992 a Caravana recebe apoio da prefeitura e integra o calendário cultural/turístico do município. "No início, a Caravana só aceitava a participação de homens na sua comitiva. A partir de 1990, a figura da mulher passou a ser aceita para participar como coralistas”, lembra.

Ainda na década de 90, a Caravana dos três Reis Magos participava, também, de visitas em residências na vizinha cidade de Piraí do Sul.

ROTEIRO - Nesta sexta-feira (5), a Caravana dos Reis Magos inicia um roteiro de visitação, começando pela família Bongestab, próxima a Praça João Gualberto, a partir das 18 horas. Às 19h30, a comitiva segue de ônibus, cedido pela prefeitura, até a Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova. Depois, pela estrada velha, se dirige para a Capela Santa Rita, no Tronco, e visita ainda outras duas residências. No sábado, os Reis Magos se apresentam no Asilo São Vicente de Paula, às 18 horas. 

Durante a celebração eucarística da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz, a Caravana se apresenta para a comunidade, a partir das 19 horas. Na sequência, outras quatro residências irão receber a comitiva dos Reis Magos, encerrando essa tradição secular, que comove e encanta Castro, moradores e visitantes.

GALERIA DE FOTOS

  • As mulheres foram aceitas somente a partir de 1990
    As mulheres foram aceitas somente a partir de 1990
  • O nascimento de Jesus anunciado pela música
    O nascimento de Jesus anunciado pela música
  

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE