PUBLICIDADE

CimSaúde aborda síndromes geriátricas em Piraí do Sul e Arapoti

Municípios da região continuam recebendo capacitações de equipes médicas do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais

A diretora estratégia da saúde da família, Anye Possatto, destaca que os médicos da atenção  aproveitaram o encontro
A diretora estratégia da saúde da família, Anye Possatto, destaca que os médicos da atenção aproveitaram o encontro -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me

Em Piraí do Sul e Arapoti, o último matriciamento foi sobre a 'Linha de Cuidado à Saúde do Idoso'. “A abordagem citou a estratificação de risco, o formulário IVCF-20, fluxo de atendimento e educação continuada sobre Síndromes Geriátricas”, relata a coordenadora da subsede de Castro, Flavia Queiroz, destacando o acolhimento das Prefeituras. “Fomos muito bem recebidos e pudemos verificar as dúvidas e demandas de cada município, entender as dificuldades da estratificação e dos encaminhamentos”, completa.

Quem ministrou as capacitações do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) foi a geriatra Daiana Teider. “Ações como essas melhoram cada vez mais nossos atendimentos, beneficiando a população que necessita dos nossos cuidados, o idoso frágil”, esclarece, citando as síndromes explanadas: incapacidade cognitiva, incapacidade comunicativa, instabilidade postural, incontinência esfincteriana, iatrogenia, imobilidade e insuficiência familiar.

Conforme o secretário de saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini, doze profissionais da Atenção Primária à Saúde do município estiveram presentes entre médicos e enfermeiros. “O encontro foi extremamente proveitoso e aguardamos em breve os encontros das demais linhas”, antecipa.

A diretora estratégia da saúde da família, Anye Possatto, destaca que os médicos da atenção aproveitaram o encontro. “Eles gostaram bastante da abordagem da geriatra, com destaque para a estratificação de risco e tratamentos”, relata.

Das assessorias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE