Irati inaugura Centro Integrado de Atendimento à Mulher | aRede
PUBLICIDADE

Irati inaugura Centro Integrado de Atendimento à Mulher

O novo centro de atendimento está localizado no antigo Centro de Convivência do Idoso, e passa a funcionar como um ambiente que integrará diversos serviços

Centro Integrado de Atendimento à Mulher foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (30)
Centro Integrado de Atendimento à Mulher foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (30) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na manhã desta quinta-feira (30), o município de Irati deu mais um importante passo para se tornar cada vez mais um lugar acessível e de equidade para todos e todas. Foi inaugurado anexo ao Parque Aquático de Irati o Centro Integrado de Atendimento à Mulher Iratiense, um lugar de acolhimento, escuta e oportunidade para as mulheres do município.

O novo centro de atendimento está localizado no antigo Centro de Convivência do Idoso, e passa a funcionar como um ambiente que integrará diversos serviços, ações e projetos que visam combater todas a formas de violência e também dar oportunidades e incentivar o protagonismo social feminino em Irati.

Entre os serviços oferecidos pelo centro de atendimento estão a presença da equipe da Unidade de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, mais conhecida como a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência, espaço dedicado a receber mulheres em situação de risco e não tem onde se abrigar; o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que presta um serviço especializado a mulher vítima de violência que trabalhará de forma articulada com o Núcleo Maria da Penha (Numape), projeto de extensão da Unicentro  que também está atendendo na unidade.

A Secretária da Municipal da Mulher, Criança e Idoso (Semuci), Sybil Dietrich reconhece a importância de estar inaugurando uma estrutura deste porte e as oportunidades que serão oferecidas no local. “Estamos muito felizes em ter a oportunidade de inaugurar este espaço que vai ser utilizado em diversas ações em conjunto a toda rede de proteção a mulher. Aqui teremos a oportunidade de promover capacitações além de estar oferecendo todo o suporte as mulheres vítimas de violência em Irati”, aponta.

O Prefeito Jorge Derbli e a vice Ieda Waydzik também estiveram presentes na inauguração e destacaram que esse projeto só foi possível devido uma união de forças em prol da sociedade civil, em especial as mulheres de Irati. “É um espaço completo. Este é o primeiro passo em busca de um atendimento melhor às mulheres de Irati, seguiremos em busca de recursos para melhor atender as vítimas de violência no município”, conta Jorge. “Agradecemos ao governador Ratinho Jr, à nossa secretária e deputada Leandre Dal Ponte e a todos que acreditaram e firmaram essa parceria que tornou o novo centro possível, seguiremos no trabalho por nossas mulheres” complementa Ieda.

PARCERIAS – O CIAMI também irá contar com uma série de parcerias que irão além de ajudar também oferecer serviços as mulheres de Irati. Entre elas está a parceria com o NUMAPE, projeto de extensão da UNICENTRO que oferece acompanhamento e assessoria jurídica e psicológica as mulheres vítimas de violências.

Com isso as mulheres assistidas contarão com atendimento de psicólogos (as) e advogados (as), que prestaram todo o auxílio necessário “A partir de agora nós estaremos presentes nesses atendimentos para podermos estar auxiliando essas mulheres, é um direito que elas têm e nós estaremos prestando”, aponta o Coordenador do NUMAPE da Unicentro, Hermano Vitor Faustino.

Outro projeto que também estará atuando diretamente com as mulheres é o ‘Programa A Voz delas’, da Faculdade Campo Real. O projeto tem várias frentes como ministração de cursos e treinamentos, práticas de justiça restaurativa e a principal frente do programa a oferta de bolsas de estudo para pessoas vítimas de violência.

O encaminhamento acontece no próprio Cram que encaminha a pessoa interessada a Faculdade que faz a verificação socioeconômica para avaliar a bolsa ofertada. A pró-reitora acadêmica da Campo Real, Patrícia Melhem Rosas, destaca que a parceria da instituição com o Ciami vem para fortalecer ainda mais o atendimento as mulheres do município. “Quando estamos juntos atingimos mais pessoas e consequentemente oferecemos um melhor serviço, essa parceria vem para trazer mais oportunidade a essas mulheres que passaram por uma situação difícil e dar a esperança de um futuro melhor”, aponta.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE