PUBLICIDADE

Parque Vale do Codó soma mais de 10 mil visitantes em cinco meses

Passaram pelo atrativo turístico de Jaguriaíva visitantes de mais de 210 municípios, de 15 estados brasileiros e sete países

Portaria foi inaugurada em 20 de dezembro de 2022, com contagem de público a partir de 22 de dezembro
Portaria foi inaugurada em 20 de dezembro de 2022, com contagem de público a partir de 22 de dezembro -

O setor turístico de Jaguariaíva segue em alta neste ano. Em pouco mais de cinco meses da implantação da portaria de controle de acesso ao Parque Estadual Vale do Codó e ao Lago Azul, mais de 10.280 pessoas passaram pelo local, levando o nome de Jaguariaiva e suas belezas naturais para diversas regiões e também outros países.

Segundo os registros, além de visitantes locais, passaram pelo atrativo turístico pessoas de mais de 210 municípios, de 15 estados brasileiros, e sete países, como Alemanha, Canadá, EUA, Holanda, Japão, Portugal e Paraguai. A portaria foi inaugurada em 20 de dezembro de 2022, com contagem de público a partir de 22 de dezembro. Até o dia 11 de junho, passaram pela portaria exatos 10.283 turistas.

De acordo com a Prefeitura, o crescimento do número de visitações é reflexo do trabalho e dos investimentos que vêm sendo realizados pela administração municipal, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

Principais atrativos

O Parque Estadual Vale do Codó é marcado por cachoeiras e cânions. O cânion do Rio Lajeado Grande possui aproximadamente 450 metros de extensão e desnível de aproximadamente 50 metros. O Rio Lajeado Grande possui aproximadamente 12 quilômetros de extensão, sendo que o cânion ocorre próximo de sua foz, no Rio Jaguariaíva.

As principais cachoeiras que ocorrem na região são a Cachoeira do Véu da Noiva, Cachoeira do Lago Azul e Cachoeira das Andorinhas. Estas cachoeiras situam-se no Rio Lajeado Grande, afluente da margem direita do Rio Jaguariaíva. A primeira possui um desnível de aproximadamente 50 metros, a segunda de aproximadamente 20 metros e, finalmente a terceira um desnível de 15 metros.

O acesso à região do Parque Estadual Vale do Codó pode ser feito pela rodovia PR-151. Partindo de Ponta Grossa, no sentido Sengés, nas proximidades da área urbana do município de Jaguariaíva, no km 211 é possível adentrar numa estrada vicinal, sem pavimentação. O cadastro deve ser preenchido na chegada à Unidade de Conservação, para segurança do visitante e para a gerência do Parque elaborar estatísticas de atividades, acesso, procedência, faixa etária, etc.

Com informações das Assessorias de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE