PUBLICIDADE

Carambeí rompe acordo com empresa responsável pela coleta de lixo

Prefeita Elisangela Pedroso já garantiu contrato emergencial de 180 dias com nova empresa. Serviços devem ser retomados até sexta-feira (6)

Município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores
Município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores -

Allyson Santos

@Siga-me

A Prefeitura de Carambeí rompeu nesta quinta-feira (5) o contrato com a empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade. Em nota oficial publicada nas redes sociais, a gestão explicou que houve o abandono na prestação do serviço. A interrupção da coleta ocorreu durante a tarde de quarta-feira (4), atingindo todas as regiões.

O município afirmou estar em dia com as obrigações financeiras junto à empresa, que comunicou a paralisação por meio de um dos supervisores. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), lamentou a situação e explicou as soluções que foram tomadas. “Sabemos da complexidade da situação. Já firmamos um contrato emergencial com outra empresa, válido por 180 dias”, disse a gestora. Segundo ela, o serviço deve ser retomado nas próximas horas, até esta sexta-feira (6).

Recado à população

Em comunicado destinado à população, a Prefeitura também emitiu orientações. “Pedimos a compreensão e a colaboração da população em virtude de atrasos no cronograma da coleta de lixo urbano e rural. E, solicitamos que os moradores mantenham as sacolas ou sacos plásticos com lixos bem armazenados e amarrados, a fim de evitar que seiam violados e espalhados pelas vias públicas”, diz um trecho da nota oficial.

O vereador de Carambeí, Paulo Valenga, também se posicionou. “Já estávamos acompanhando há mais de 20 dias o andamento dos serviços por parte da empresa. A população reclamava por vários motivos, onde os serviços não estavam satisfatórios”, lembrou o parlamentar, em publicação nas redes sociais. Segundo ele, o secretário de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, já havia notificado a empresa em momentos anteriores.

Histórico no município

A empresa ‘EcoVerde’, que teve o contrato rompido nesta quinta-feira (5), assumiu a coleta de lixo em Carambeí de maneira oficial no dia 15 de julho de 2022, após ter vencido o processo de licitação. Anteriormente, o serviço era prestado pela empresa ‘Zero Resíduos’, que já havia atuado na cidade entre 2013 e 2020, e foi contratada novamente, de maneira emergencial, no fim de 2021. Ao Portal aRede e Jornal da Manhã, a prefeita Elisangela revelou que o contrato de 180 dias, oficializado nesta quinta-feira (5), foi firmado novamente com a ‘Zero Resíduos’.

Confira a nota na íntegra

"A Prefeitura Municipal de Carambeí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica o rompimento de contrato com a empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, haja vista que a mesma abandonou os serviços.

A Administração Municipal esclarece que está em dia com suas obrigações financeiras junto a empresa e, diante do comunicado de um de seus supervisores sobre a paralisação dos serviços, a Prefeitura iniciou hoje 05/01/2023 o processo de contratação de forma emergencial para a execução dos serviços que serão realizados por outra empresa.

Pedimos a compreensão e a colaboração da população em virtude de atrasos no cronograma da coleta de lixo urbano e rural. E, solicitamos que os moradores mantenham as sacolas ou sacos plásticos com lixos bem armazenados e amarrados, afim de evitar que seiam violados e espalhados pelas vias públicas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE