Eletromecânica está entre as demandas da Indústria 4.0 | aRede
PUBLICIDADE

Eletromecânica está entre as demandas da Indústria 4.0

Profissional pode atuar em diversos processos industriais, convencionais ou computadorizados

Indústrias plásticas e do setor metalmecânico possuem profissionais do setor
Indústrias plásticas e do setor metalmecânico possuem profissionais do setor -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com as indústrias cada vez mais tecnológicas e inovadoras, aumenta a procura por profissionais completos, que saibam planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e equipamentos eletromecânicos, principalmente por aqueles que conhecem os procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Essa demanda está ligada à estimativa do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. O estudo, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, aponta que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Apenas de nível técnico, a expectativa é que as indústrias precisem de 124,9 mil profissionais.

Uma dessas profissões é a de Técnico em Eletromecânica. Esse profissional que, segundo o site vagas.com.br encontra, no Brasil, média salarial na faixa dos R$ 3 mil, trabalha com a montagem e a manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados, podendo trabalhar em diversos processos de fabricação convencionais ou computadorizados, como indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.

Além destes setores, as indústrias de transformação e extrativas em geral, empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos, grupos de pesquisa que desenvolvem projetos na área de eletromecânica e laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção, também necessitam dos profissionais Técnicos em Eletromecânica. 

Em termos de reconhecimento e empregabilidade, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que em cada dez alunos formados pela instituição, sete estão empregados. Em 2020, uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e executada pela Paraná Pesquisas revelou que 62% dos alunos matriculados no Senai Paraná consegue um emprego em até 6 meses. Além disso, têm 50% mais chances de trabalho com carteira assinada e as oportunidades de promoção também são maiores: 34%. Afinal, além de ser referência em formação profissional para a indústria, a instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.

Quem já fez o Curso Técnico no Senai sabe que essa é a melhor escolha. No Senai em Guarapuava, por exemplo, Celio Pelepka começou a cursar o Técnico em Eletromecânica em 2018. Em setembro de 2020, três meses antes de concluir os estudos na unidade, conseguiu um emprego na área de mecânica, dentro de uma grande distribuidora de produtos de petróleo. “O Senai me abriu as portas para esse setor. Tive um salto financeiro e profissional, impulsionado pelos aprendizados do Curso Técnico”, comenta. Para ele, a instituição revolucionou até mesmo sua forma de enxergar a profissão. “O curso fez com que eu gostasse muito da área e foi um incentivo para que eu procurasse uma formação em curso superior. Hoje estou na faculdade”, acrescenta o egresso.

Para ajudar nessa formação profissional, as unidades do Senai Paraná nos Campos Gerais estão com inscrições abertas para o Curso Técnico em Eletromecânica e muitas outras opções, como: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Automação Industrial; Técnico em Biotecnologia; Técnico em Logística; Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Celulose e Papel; e Técnico em Mecânica, conforme Edital e oferta específica em cada unidade.

As aulas iniciam no dia 13 de fevereiro de 2023 e a matrícula pode ser feitas até essa data na secretaria da unidade Senai mais próxima.

Confira abaixo a lista de unidades do Senai Paraná na região dos Campos Gerais e venha fazer um curso técnico com a gente!

Guarapuava

(42) 3621-3800 | Rua Coronel Lustosa, 1.736, Batel

 Irati

(42) 3421-4850 | Rua Coronel Emílio Gomes, 03, Centro  

 Jaguariaíva

(43) 3535-8700 | Rua Raul Pinto de Castilho, s/nº, Jd. Matarazzo II  

 Ponta Grossa

(42) 3219-4900 | Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1.050, Vila Estrela

 São Mateus do Sul

(42) 3520-3950 | Rua Maria Paulina Wolter, 2.050

 Telêmaco Borba

(42) 3271-4700 | Av. Presidente Kennedy, 66, Centro

 União da Vitória

(42) 3521-3900 | Rua Marechal Deodoro, 70, Centro

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE