PUBLICIDADE

Ipiranga amplia atendimentos nos bairros com ‘Farmácia Móvel’

Programa tem como objetivo garantir à população um acesso facilitado a medicamentos com ações descentralizadas

Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças
Estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), e outras lideranças -

Allyson Santos

@Siga-me

O município de Ipiranga iniciou, nesta quinta-feira (17), as atividades da ‘Farmácia Móvel’. O programa tem como objetivo garantir à população um acesso facilitado a medicamentos com ações descentralizadas. A estreia do projeto ocorreu na localidade de São Braz e contou com a presença do prefeito, Douglas Modesto (PSB), da vice, Ivonete Costa (PSB), e de outras lideranças locais.

A nova ferramenta é um desejo antigo da atual gestão. “O projeto estava em nosso plano de governo e agora saiu do papel. Há cerca de um ano estávamos trabalhando em cima dessa iniciativa que, sem dúvida, trará uma série de benefícios para a nossa população”, disse o chefe do Executivo. Com a unidadde da ‘Farmácia Móvel’ em frente às Unidades Básicas de Saúde (UBS), a população não precisará se deslocar até a região central para receber os medicamentos previstos em receita.

Abrangência no interior

A expectativa da Prefeitura é estar a cada 15 dias em uma unidade diferente, contemplando em especial as regiões mais afastadas. “Ainda serão feitas adaptações. No entanto, o mais importante é que o projeto está funcionando. Todos os medicamentos que temos na Farmácia Central, agora temos na Farmácia Móvel com a mesma qualidade. É uma alegria imensa. Tenho certeza que as comunidades serão beneficiadas”, avaliou Modesto.

A farmacêutica responsável pela ‘Farmácia Móvel’, Silvia Janaina de Lima, traz detalhes da estrutura que está à serviço da população. “Temos toda a medicação que também está disponível no Centro. Contamos com acesso ao mesmo sistema. A van foi preparada para receber os medicamentos garantindo durabilidade e estabilidade com a temperatura adequada. Temos também uma geladeira especial para o transporte das insulinas”, explanou. A secretária municipal de Saúde, Elizete Gobel Vieira, também exaltou a importância do atendimento descentralizado, que traz um amplo acesso à população, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde.

Transporte de pacientes recebe nova linha

A realização de melhorias na área de Saúde tem sido uma constante dentro do atual governo. Em agosto deste ano, por exemplo, a Prefeitura anunciou uma nova linha para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento nos municípios de Campo Largo e Curitiba. “É uma ação que busca beneficiar aqueles pacientes que deixam o município às 4h da manhã e ficam fora o dia todo, retornando apenas no período da tarde. Além dessa linha, agora temos outra às 8h e retorna ao meio-dia. Sabemos que vários pacientes têm a saúde debilitada e, com essa novidade, pretendemos auxiliá-los”, disse.

Reformas no Hospital Municipal

O Hospital Municipal de Ipiranga passou por uma série de reformas entre os meses de março e abril deste ano. Com o objetivo de qualificar o atendimento à população, a prefeitura aplicou recursos para revitalizar o Bloco Cirúrgico, o consultório de apoio para Consultas Clínicas, o local de espera na parte interna da recepção, além de outros investimentos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta segunda-feira (25), o prefeito Douglas Modesto afirmou que, a partir dessas reformas, o Hospital Municipal passa a ofertar um ambiente de maior comodidade e acessibilidade aos pacientes. “Houve a reforma e adequação de uma nova ala clínica. Ou seja, há um consultório a mais para um profissional médico no Pronto Atendimento. Neste sentido, procuramos um atendimento mais agilizado em urgências médicas”, disse.

A administração também executou adaptações e reformas, conforme obrigatoriedades sanitárias, na sala de Expurgo, que é o ambiente destinado à limpeza, desinfecção, materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente. Por fim, também foram feitas adequações já pensando em um possível projeto de concessão.

A iniciativa que começou a ser planejada em 2021 está sendo planejada por representantes da secretaria de Saúde e da prefeitura. “Este é um projeto sério, que exige estudos e planejamento. Acreditamos que esta é a melhor forma de atender nossa população”, afirmou Modesto em entrevista concedida ainda no ano passado.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE