Prazo para envio do IRPF encerra segunda | aRede
PUBLICIDADE

Prazo para envio do IRPF encerra segunda

Faltando uma semana para o término do prazo, menos de 60% dos contribuintes enviaram DIRPF

Imagem ilustrativa da imagem Prazo para envio do IRPF encerra segunda

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Termina na segunda-feira, dia 30 de abril, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. Iniciado no dia 1 de março, os contribuintes tiveram 61 dias para enviar suas informações para a Receita Federal. Passados 54 dias, e restando praticamente 10% do prazo, boa parte dos contribuintes ainda não transmitiu sua declaração. Balanço divulgado pela Receita Federal nesta terça-feira, dia 24, mostra que até às 23h59 de segunda-feira (23), mostra que 43,4% dos contribuintes ainda não tinham enviado a DIRPF em Ponta Grossa; enquanto que em nível regional esse número estava em 42,08%. Os números foram revelados pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Gustavo Horn, em entrevista ao vivo ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã, na tarde desta terça-feira.

“Infelizmente está na cultura do brasileiro deixar para a última hora. Normalmente é isso que ocorre: fica um volume muito grande para os últimos dias”, avaliou Horn. Mas como ele lembra nem sempre é por atraso ou descuido, já que alguns contribuintes realmente deixam para enviar nos últimos dias, para recolher mais rendimentos com a restituição. Ele lembrou que, há pelo menos cinco anos, a Receita Federal está apta para receber mais de 5 milhões de declarações em um único dia, valor que dificilmente será alcançado, tendo em vista os 3,5 milhões registros de envios no último dia de 2017. Assim, não há motivos para temores nesse sentido, mas a recomendação é não deixar para a última hora para evitar problemas pontuais, como de internet ou do aparelho (computador ou smartphone).

Por outro lado uma das preocupações é com o dia em específico, o último da entrega, uma segunda-feira, em um feriado prolongado. “Pode ter gente planejando esticar o fim de semana, viajar, por exemplo, dia 28, que é sábado, e voltar no feriado, que é primeiro de maio. Então, nesse período, vai ficar sem condições de apresentar a declaração. Então, o ideal é enviar antes para viajar tranquilo”, diz.

No total, nos 61 municípios abrangidos pela delegacia regional da Receita Federal, são esperadas 192 mil declarações, das quais, 111,1 mil foram recebidas até o último segundo de segunda-feira. Já de Ponta Grossa, que é a cidade com maior número de declarações da regional, das 62,5 mil declarações aguardadas, 35,3 mil foram envaidas. Na comparação com o balanço até o dia 23 de abril de 2017, são quase 1,5 mil a mais em Ponta Grossa e 6,3 mil na região. Apenas dez dos municípios registram um envio inferior, neste ano, na comparação com o mesmo período em 2017.

NAF auxilia os contribuintes

Para quem tiver dúvidas ao preencher a declaração, na UEPG há uma ação de orientação à população. “Temos uma iniciativa da Receita com a própria Universidade, que é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que temos alunos e professores da UEPG que orientam as pessoas a preencher, a verificar se é obrigado a declarar ou não”, lembra Horn. Aos contribuintes mais ‘antenados’, o delegado lembra que a Receita Federal disponibiliza o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte pode baixar para consultar o processamento das declarações e verificar informações “Temos uma seção de perguntas e respostas com cerca de 1,2 mil questões. Então dificilmente a dúvida que a pessoa tem é inédita”, lembra Gustavo Horn.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE