Conab assina contratos com pequenos agricultores | aRede
PUBLICIDADE

Conab assina contratos com pequenos agricultores

Agricultores de municípios da região assinaram contratos para para o fornecimento de alimentos

Imagem ilustrativa da imagem Conab assina contratos com pequenos agricultores

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Oito cooperativas e associações de pequenos agricultores do Paraná firmaram novos contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para fornecimento de produtos diversos que vão desde bebida láctea a frutas e hortaliças. A produção da agricultura familiar será comprada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea, para distribuição à rede socioassistencial do estado. A operação conta com investimento de R$ 1,3 milhão.

A ação beneficia 204 agricultores familiares dos municípios paranaenses de Arapongas, Lapa, Ponta Grossa, Itaipulândia, Contenda, Ortigueira, Rio Bonito do Iguaçu e Verê. Os alimentos fornecidos, mais de 470 mil quilos, serão doados ao longo de doze meses, para cerca de 146 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastradas no Banco de Alimentos de Ponta Grossa, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no SESC e no Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Padre Miguel.

Foram firmados contratos com as seguintes organizações de pequenos produtores: Associação de Agricultura Ecológica Familiar Conchas Velhas, Associação de Produtores da Agricultura Familiar de Itapulândia, Comunidade do Terceiro Plano, Cooperativa de Produção e Comercialização Agroindustrial Agroecológica União Familiar, Cooperativa Agroecológica Ireno Alves – COOPAIA, Coopervereda Cooperativa dos produtores orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná.

Este ano, houve um aumento de 21% na participação feminina nos contratos firmados. Dos oito projetos contratatos, três são de associações formadas exclusivamente por mulheres. Outras duas duas são de assentados da reforma agrária. Tanto mulheres quanto assentados fazem parte do público prioritário do PAA.

Produtores de orgânicos também são prioridade para o programa. A parcela de projetos com essa característica saltou de 13,63%, no ano passado,  para 62,5% esse ano. Dos 8 novos projetos contratados, cinco são de organizações que só produzem alimentos orgânicos.

Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o PAA oferece aos pequenos agricultores garantia de compra de sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade Compra com Doação Simultânea, a operação beneficia pessoas atendidas pelas redes socioassistenciais, de ensino, saúde e também por equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como bancos de alimentos e restaurantes populares.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE